ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Órgãos para transplante são captados no Hospital Ana Nery

ads3

ads4

O momento de dor e perda para uma família santa-cruzense transformou-se em oportunidade de recomeço para outras pessoas. Fígado, rins e córneas de uma paciente foram retirados em uma ação que envolveu profissionais do hospital e de outros municípios. Após ser constatada a morte encefálica, com autorização dos familiares, os órgãos foram captados no dia 29 de abril.

Segundo o coordenador de enfermagem do Centro de Terapia Intensiva, Ricardo Bastos, a instituição contou com o importante apoio da CIHDOTT – Comissão Intra-hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, em conjunto com Organização de Procura de Órgãos (OPO 6), com sede em Lajeado, que auxiliou em todos os protocolos e orientações necessárias. “A partir de então, toda a equipe multiprofissional da instituição não mediu esforços para viabilizar a captação”, reforçou.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Campanha da Prefeitura de Santa Cruz incentiva doação de órgãos

A família contou com apoio psicológico durante todo o processo e consentiu a doação acreditando que esta seria a vontade da doadora. Segundo a psicóloga responsável por acompanhar o caso, Bárbara Esteves, o conhecimento familiar acerca do desejo de ser doador contribui e facilita a tomada de decisão, além de auxiliar a enfrentar o momento de perda e sofrimento.

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Em duas semanas, Hospital Ana Nery recebeu R$ 219 mil em doações

A captação aconteceu no centro cirúrgico do Ana Nery e foi realizada por médicos da Central de Transplantes de Passo Fundo e pelo doutor Farid Abbas Abed Husein Abed, oftalmologista em Santa Cruz do Sul, que contaram com o apoio de profissionais médicos e de enfermagem do HAN.

ads8 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pesquisadora de Santa Cruz trabalha em projeto inovador contra a Covid-19

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta