Santa Cruz do Sul

Parque de Inovação vai receber novas empresas no mês de março

Inaugurado em novembro de 2022, o Gauten – Parque de Inovação e Tecnologia de Santa Cruz do Sul está prestes a receber mais empresas que farão parte do complexo voltado a destacar o empreendedorismo no município. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Cruz, Marcio Farias Martins, a ocupação do Gauten está ocorrendo dentro da expectativa e cinco empresas estão chegando, com previsão de instalação completa em março.

LEIA MAIS: Santa Cruz inicia uma nova era no empreendedorismo local

Até o momento, o Gauten possui três empresas já no local e mais 11 aprovadas para se instalarem. Além disso, ainda há espaço para outros empreendimentos interessados. “O Gauten possui empresas de diversos segmentos, como tecnologia, saúde, metaverso, comércio e serviços”, comenta o secretário. O espaço tem como objetivo abrigar empresas de forma gratuita, principalmente aquelas startups que precisam de um impulso para se desenvolverem.

Publicidade

Localizado no Distrito Industrial, às margens da BR-471, o Gauten é um complexo instalado em uma área de 2 mil metros quadrados que tem capacidade para receber até 40 empresas e startups de diversos segmentos. Martins garante que está bastante positivo em relação ao que o Parque de Inovação e Tecnologia tem realizado até o momento. “Acredito que será uma referência para o Estado. Temos um grande evento previsto para ocorrer nos dias 24 e 25 de agosto, que é a primeira edição do Gauten Summit”, adianta. 

Ele explica que essa iniciativa ocorrerá em uma parceria entre o Município de Santa Cruz do Sul e a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação dos Vales do Rio Pardo e Taquari (ATIvales). “O evento será uma convenção de empreendedorismo, inovação, tecnologia e futuro, com participação de palestrantes, empresários e entusiastas da transformação local”, detalha.

LEIA MAIS: Projeto quer tornar a região reconhecida como polo de tecnologia no País

Publicidade

Iniciativa

O programa Cidade Empreendedora acompanha de perto a atuação do Gauten. É uma iniciativa do Sebrae/RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. Por meio dele, Santa Cruz do Sul já deu início às ações dos Eixos de Compras e também de Educação Empreendedora. 

LEIA MAIS: Complexo Gauten é inaugurado em Santa Cruz

Segundo o gestor da Regional Vales do Taquari e do Rio Pardo do Sebrae/RS, Alexandre Schmitt, o programa é composto de quatro eixos que buscam o acompanhamento das empresas e também a facilitação dos processos. “Atualmente são aproximadamente 180 municípios que participam do projeto, no qual o Sebrae caminha junto com o município por dois anos. Firmamos essa parceria no fim do ano passado, tentando contribuir com essas melhorias dos processos e das ações de Santa Cruz”, explicou Schmitt em entrevista à Rádio Gazeta.

Publicidade

Um dos objetivos é também a abertura da Sala do Empreendedor. O espaço atenderia diretamente os empreendedores para auxiliá-los no início das atividades de suas empresas.

Colaborou Ronaldo Falkenback.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.