Desde o final do ano passado, quando aderiu ao Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS e abriu as portas do Gauten – Parque de Inovação e Tecnologia, Santa Cruz do Sul vive uma nova era para o empreendedorismo na região. No coração do distrito industrial, à margem da BR-471, o Gauten é um complexo instalado em uma área de dois mil metros quadrados que vai abrigar até 40 empresas e startups de diversos segmentos.
Inaugurado em novembro do ano passado pela prefeita Helena Hermany, o Gauten é fruto de um investimento de R$ 5 milhões. O espaço dispõe de uma unidade destinada a startups, um prédio anexo com 20 salas para empreendimentos já consolidados e coworking. No local funciona também a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet) e agentes de fomento como o Banco do Povo e o Balcão do Empreendedor.
LEIA MAIS: Complexo Gauten é inaugurado em Santa Cruz
Publicidade
Para o secretário da Sedet, Márcio Martins, Santa Cruz caminha para ser referência em tecnologia, inovação, robótica e desenvolvimento econômico, juntamente com as áreas social e de educação. Ele destaca que o principal incentivo para as empresas interessadas em se instalar no parque é o custo zero. “A partir de agora temos um local para as empresas se instalarem de forma gratuita, principalmente para aquelas startups que precisam de um impulso”.
Ainda de acordo com Martins, a prefeitura trabalha para impulsionar temas como a desburocratização, a educação empreendedora e a modernização da gestão municipal, criando, assim, condições favoráveis para o desenvolvimento e a competitividade das empresas. “Temos o Sebrae RS como grande parceiro nessa caminhada, e estamos focados em viabilizar o quanto antes a implantação do Balcão do Empreendedor, uma das ferramentas que irão possibilitar uma nova cultura para pequenos e médios negócios”, aponta.
LEIA TAMBÉM: Projeto quer tornar a região reconhecida como polo de tecnologia no País
Publicidade
Com suporte do Sebrae RS, por meio do Programa Cidade Empreendedora, Santa Cruz já deu início às ações dos eixos de Compras e, também, de Educação Empreendedora. “A ideia é construir todos os fluxos e processos para a abertura do Balcão do Empreendedor nos próximos meses”, informa Alexandre Schmitt, gestor da Regional Vales do Taquari e Rio Pardo do Sebrae RS.
Já para o segundo semestre deste ano, um grande evento de empreendedorismo promete movimentar a região. Nos dias 24 e 25 de agosto, o Município, em parceria com a Associação das Empresas de Tecnologia de Informação (Ativales), realizará a primeira Gauten Summit, uma grande feira com foco em empreendedorismo e inovação para conectar empresas, startups e investidores. “Vamos fazer deste, o maior evento do interior do Estado”, antecipa a chefe do Executivo.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!