Santa Cruz do Sul

Santa Cruz gera quase metade das vagas de emprego na região

O agronegócio aparece como responsável pelo retorno do Brasil ao grupo das dez maiores economias do mundo, de acordo com o Produto Interno Bruto (PIB). Os dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nessa quinta-feira, 28, mostram que o setor também reflete de forma positiva na economia local. Com 212 novas oportunidades de trabalho geradas em novembro, garantiu saldo positivo para Santa Cruz do Sul e a soma de 906 vagas, o que equivale quase à metade das 2.160 criadas no Vale do Rio Pardo.

O período que aparece nos números do Caged equivale, ainda, ao de conclusão da colheita do tabaco, que gera contratação de mão de obra e evidencia a relevância do setor para o município. O ramo de serviços destaca-se com 50 contratações – bem abaixo das 135 do último ano, mas ainda um dado positivo. Também aquém de novembro de 2022 está o total de vagas formais em Santa Cruz. Foram 241 neste ano, ante 390.

LEIA TAMBÉM: Supermercados, comércio, bancos: confira como serão os horários de fim de ano em Santa Cruz

Publicidade

O Brasil registrou 130.097 admissões em relação às demissões, enquanto o Rio Grande do Sul teve como saldo 11.799.

Dificuldades

De acordo com o Índice de Confiança Robert Half, 78% dos recrutadores sinalizam dificuldades na contratação de profissionais qualificados. Entre os entrevistados, 67% acreditam que o cenário não deve mudar nos próximos seis meses, enquanto 25% creem que ficará ainda mais desafiador, o que representa aumento de cinco pontos percentuais na comparação com a última edição do ICRH, lançada em setembro.

LEIA TAMBÉM: Proposta de plano de saúde a servidores municipais é apresentada a sindicatos

Publicidade

Em paralelo, os desafios de retenção batem à porta. Dados do Caged revelam que os desligamentos a pedido do colaborador corresponderam a 40% do total de demissões do terceiro trimestre de 2023. Os níveis de desemprego próximos dos 3% proporcionam um maior protagonismo para os profissionais em suas relações de trabalho, o que justifica o volume considerável de demissões a pedido do próprio colaborador.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.