Em um dos dias mais quentes de 2025 até o momento, Santa Cruz do Sul registrou, às 15h11 desta quinta-feira, 23, uma sensação térmica de 45,6 graus. Na mesma hora, a temperatura externa também atingiu seu pico, com 38,7 graus. As informações foram coletadas pela estação meteorológica da Rádio Gazeta na região central do município.
Ao longo de toda a semana, altas temperaturas têm sido registradas. Na quarta-feira, 22, os termômetros chegaram a marcar 36,3 graus. A segunda marca mais alta do ano foi batida às 15h51 do último domingo, 19, quando a temperatura atingiu 37,5 graus.
LEIA TAMBÉM: Hidratação é essencial para a saúde cardiovascular no calor intenso
Publicidade
De acordo com a previsão da MetSul Meteorologia, o calor deve continuar. Até o fim de janeiro, em todos os dias as máximas devem ficar perto ou acima dos 35 graus. Nesta sexta-feira, 24, a máxima prevista é de 38 graus.
Uma dúvida frequente é a diferença entre o que é sensação térmica e o que é temperatura. Em geral, temperatura é o dado registrado por um termômetro ou outro aparelho de medição. Já a sensação térmica é o quanto o corpo humano sente as condições climáticas em um lugar em determinado momento. Por isso, essa informação leva em consideração não só a temperatura, mas também o vento e a umidade relativa do ar.
LEIA TAMBÉM: Como ter uma hidratação e alimentação corretas no verão? Confira dicas de nutricionista
Publicidade
Além disso, a sensação térmica é diferente para cada pessoa, visto que cada corpo terá uma sensibilidade diferente a esses fatores. O número atribuído é apenas uma sugestão do quanto as pessoas estão sentindo as condições climáticas, e não significa que esta seja a temperatura registrada ou que será sentida por todas as pessoas da mesma forma. A reação de cada indivíduo é influenciada por fatores como idade, alimentação, condicionamento físico e metabolismo.
Além das altas temperaturas, a sexta-feira, 24, também estará marcada pelo risco de temporais em todo o Rio Grande do Sul. De acordo com a Sala de Situação da Defesa Civil, o tempo ficará instável devido a um sistema de baixa pressão, aliado ao fluxo de calor e umidade continental.
LEIA TAMBÉM: Federação dos Trabalhadores na Agricultura está em alerta para nova estiagem no Estado
Publicidade
São esperados temporais isolados ao longo da manhã, se expandido para todo o estado entre a tarde e a noite, com pancadas de chuvas. A precipitação pode ter intensidade moderada a forte, acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vendo intensas (entre 80 e 100 quilômetros por hora), associadas a instabilidades e queda de granizo.
Já para o sábado, 25, a Sala de Situação informa que as instabilidades continuam principalmente nas regiões Noroeste, Norte, Missões, Serra, Região Metropolitana de Porto Alegre, Costa Doce e Litoral Médio e Norte. Já nas demais áreas, como é o caso do Vale do Rio Pardo, as chuvas devem ser mais leves, abaixo de 20 milímetros por dia.
*Dados da MetSul Meteorologia. A previsão pode mudar a qualquer momento, sem aviso prévio.
Publicidade
This website uses cookies.