ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Sergio Celio Klamt: “O professor não será substituído pela tecnologia”

Para Klamt, a abordagem do Patrimônio Cultural deve prever ações que levem em consideração o respeito e aceitação da diversidade cultural

O Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas (Cepa) Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está próximo de completar 50 anos de fundação. Fundado em 1974, foi o primeiro centro de pesquisa instituído pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc). Inicialmente estava ligado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Desde a década de 90, o Cepa está vinculado ao Departamento de História e Geografia e é coordenado pelo professor Sergio Celio Klamt. Ele assumiu o comando propondo um novo modelo de arqueologia, hoje conhecida como de licenciamento, de contrato ou empresarial, a qual é voltada para os licenciamentos ambientais de empreendimentos, como usinas hidrelétricas, parques eólicos, rodovias, linhas de transmissão e loteamentos residenciais.

LEIA TAMBÉM: Vinícius Finger: “É triste ver uma escola que poderia ofertar mais e não consegue”

Publicidade

Natural de Linha Isabel, no interior de Venâncio Aires, Sergio Celio Klamt nasceu em 24 de janeiro de 1959. Cursou o Ensino Fundamental na Escola Normal Rural Murilo Braga de Carvalho, em Santa Cruz do Sul, e o Ensino Médio – Habilitação Magistério no Colégio Nossa Senhora da Aparecida, em Venâncio Aires. No Ensino Superior cursou Ciências Físicas e Biológicas – Licenciatura Curta; Matemática – Licenciatura Plena e fez especialização no Ensino de Matemática na Fisc (atual Unisc); mestrado e doutorado em Arqueologia na PUC/RS; pós-doutorado em Arqueologia na Unisinos e mais recentemente MBA em Gestão da Aprendizagem e Modelos Híbridos de Educação pela UniAmérica do Paraná.

Publicidade

O vínculo de Klamt como professor na Unisc iniciou em 1993, ano em que assumiu a coordenação do Cepa e também como editor do primeiro periódico científico da instituição: a Revista do Cepa. Em 2024, tanto o Cepa como a revista completam 50 anos. O centro de pesquisas ocupa amplo espaço no prédio do Memorial Unisc. O professor Sergio Klamt, por sua vez, tem extensa experiência na área da Educação e da Arqueologia, com produção de material didático, metodologias ativas e gestão de projetos, especialmente os ligados ao licenciamento ambiental. Com esta bagagem, Sergio é o entrevistado desta semana para a série Assunto de Professor, para compartilhar um pouco da sua longa experiência em sala de aula, pesquisas e como referência para temas relacionados ao patrimônio cultural.

LEIA TAMBÉM: Elenor Schneider: o bom professor é um acolhedor, um semeador de caminhos

Entrevista – Sergio Celio Klamt, professor e coordenador do Cepa-Unisc

Sergio Klamt: “A sala não é mais pensada como um espaço fechado com professores enérgicos e carteiras geometricamente alinhadas”