ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Sicredi e Sebrae-RS lançam projeto para incentivar a agricultura familiar

Iniciativa apresentada nessa sexta-feira vai realizar ações especializadas para as agroindústrias, unindo gestão, inovação e mercado

O lançamento do projeto CooperAgro ocorreu nessa sexta-feira, 10, na sede da Sicredi Vale do Rio Pardo. A iniciativa é uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS).

O objetivo da iniciativa é cooperar para o crescimento da agricultura familiar por meio de um trabalho de apoio às agroindústrias da região associadas à Sicredi. Além disso, propõe incrementar os negócios de cada uma delas com o levantamento de diagnóstico e consultorias de gestão, inovação e mercado a fim de entender o funcionamento e as estratégias de cada empreendimento, bem como os processos, produtos, demandas e expectativas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: CAF: agricultura familiar passa a ter novo documento

Publicidade

Resultados esperados

A região contemplada pelo projeto é a mesma da área de atuação da cooperativa, que abrange os municípios de Vera Cruz, Venâncio Aires, Passo do Sobrado, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Rio Pardo, Herveiras, General Câmara e Vale Verde.

Publicidade

Segundo o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, houve uma evolução nas formas de produzir e na organização da agricultura familiar, por meio de agricultores que enxergaram oportunidades e empreenderam.

Publicidade

“O conceito de desenvolvimento regional está atrelado à agricultura familiar. Esse setor precisa de apoio por meio da capacitação e profissionalização”

Heitor Álvaro Petry, presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo

LEIA TAMBÉM: Aplicativo do governo do Estado dispensará o uso do talão do produtor

Demanda

Publicidade

A Sicredi Vale do Rio Pardo já possui diversas iniciativas para o desenvolvimento das agroindústrias familiares regionais. O projeto CooperAgro foi pensado e construído a partir da demanda e da necessidade dos agricultores. “Os nossos gerentes proporcionam muitas visitas de escuta. Dentro desses momentos, surgiram alguns pontos que esperamos atender com a parceria”, explicou o analista de Desenvolvimento de Negócios da Sicredi Vale do Rio Pardo, Jeferson Klunk.

Publicidade

Conforme ele, a cooperativa vai criar um espaço de troca, auxiliando os agricultores familiares na mediação e articulação das respectivas agroindústrias. Isso envolve um diagnóstico do negócio e visita às propriedades para analisar os empreendimentos e apontar necessidades e potencialidades.

LEIA TAMBÉM: SOS Estiagem disponibilizará R$ 65,1 milhões para socorro a agricultores familiares e povos tradicionais

Publicidade

Publicidade

Para a analista de Articulação de Projetos do Agronegócio do Sebrae Vales do Taquari e Rio Pardo, Kathleen Krüger, as consultorias serão importantes não somente na gestão e inovação, mas para a construção de um olhar sistêmico dentro da propriedade. A parceria enxerga um futuro diferente para as agroindústrias, entendendo a potencialidade de cada uma e do próprio Vale do Rio Pardo.

“Queremos entender melhor as demandas de cada agroindústria da região. Não vamos oferecer uma receita pronta, e sim ouvir o agricultor familiar antes de construir qualquer consultoria, a partir da necessidade dele”, disse.

LEIA TAMBÉM: Feira Central passará a ter ambiente fechado com climatização

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta