Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

cooperagro

Sicredi e Sebrae-RS lançam projeto para incentivar a agricultura familiar

Foto: Alencar da Rosa

Iniciativa apresentada nessa sexta-feira vai realizar ações especializadas para as agroindústrias, unindo gestão, inovação e mercado

O lançamento do projeto CooperAgro ocorreu nessa sexta-feira, 10, na sede da Sicredi Vale do Rio Pardo. A iniciativa é uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS).

O objetivo da iniciativa é cooperar para o crescimento da agricultura familiar por meio de um trabalho de apoio às agroindústrias da região associadas à Sicredi. Além disso, propõe incrementar os negócios de cada uma delas com o levantamento de diagnóstico e consultorias de gestão, inovação e mercado a fim de entender o funcionamento e as estratégias de cada empreendimento, bem como os processos, produtos, demandas e expectativas.

LEIA TAMBÉM: CAF: agricultura familiar passa a ter novo documento

Resultados esperados

  • Visão comercial
  • Desenvolvimento de novos produtos
  • Aumento da lucratividade
  • Tomada de decisão

A região contemplada pelo projeto é a mesma da área de atuação da cooperativa, que abrange os municípios de Vera Cruz, Venâncio Aires, Passo do Sobrado, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Rio Pardo, Herveiras, General Câmara e Vale Verde.

Segundo o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, houve uma evolução nas formas de produzir e na organização da agricultura familiar, por meio de agricultores que enxergaram oportunidades e empreenderam.

“O conceito de desenvolvimento regional está atrelado à agricultura familiar. Esse setor precisa de apoio por meio da capacitação e profissionalização”

Heitor Álvaro Petry, presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo

LEIA TAMBÉM: Aplicativo do governo do Estado dispensará o uso do talão do produtor

Demanda

A Sicredi Vale do Rio Pardo já possui diversas iniciativas para o desenvolvimento das agroindústrias familiares regionais. O projeto CooperAgro foi pensado e construído a partir da demanda e da necessidade dos agricultores. “Os nossos gerentes proporcionam muitas visitas de escuta. Dentro desses momentos, surgiram alguns pontos que esperamos atender com a parceria”, explicou o analista de Desenvolvimento de Negócios da Sicredi Vale do Rio Pardo, Jeferson Klunk.

Conforme ele, a cooperativa vai criar um espaço de troca, auxiliando os agricultores familiares na mediação e articulação das respectivas agroindústrias. Isso envolve um diagnóstico do negócio e visita às propriedades para analisar os empreendimentos e apontar necessidades e potencialidades.

LEIA TAMBÉM: SOS Estiagem disponibilizará R$ 65,1 milhões para socorro a agricultores familiares e povos tradicionais

Serão abordadas assuntos como fluxo de caixa, custo de produção, análise de investimento, planejamento, comercialização, design, meio ambiente, eficiência energética, administração de materiais, logística de produção, reaproveitamento, gerenciamento de resíduos, legislação ambiental e desenvolvimento de produtos.

Para a analista de Articulação de Projetos do Agronegócio do Sebrae Vales do Taquari e Rio Pardo, Kathleen Krüger, as consultorias serão importantes não somente na gestão e inovação, mas para a construção de um olhar sistêmico dentro da propriedade. A parceria enxerga um futuro diferente para as agroindústrias, entendendo a potencialidade de cada uma e do próprio Vale do Rio Pardo.

“Queremos entender melhor as demandas de cada agroindústria da região. Não vamos oferecer uma receita pronta, e sim ouvir o agricultor familiar antes de construir qualquer consultoria, a partir da necessidade dele”, disse.

LEIA TAMBÉM: Feira Central passará a ter ambiente fechado com climatização

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.