Santa Cruz do Sul

Sinal 5G está disponível em alguns pontos da área urbana de Santa Cruz, diz operadora

Desde março deste ano, usuários de smartphones conectados à internet móvel têm percebido que o sinal 5G começou a aparecer em algumas áreas da região urbana de Santa Cruz do Sul. A tecnologia oferece velocidades de dados significativamente mais altas e maior capacidade de rede do que as gerações anteriores, como o 4G.

A quinta geração da tecnologia celular sem fio já opera no país desde julho de 2022, quando a primeira antena comercial foi instalada em Brasília. A expectativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é de que, até 2029, todos os municípios brasileiros estejam com o sinal 5G em funcionamento.

LEIA TAMBÉM: Dados da Anatel colocam operadora já com capacidade para ativar 5G em Santa Cruz

Publicidade

Oficialmente, Santa Cruz ainda não está apta a receber o sistema, pois são necessárias mudanças na legislação municipal. No entanto, operadoras de telefonia têm realizado testes, como a Vivo. A presença do sinal foi registrada em bairros da região central, no Distrito Industrial e em áreas próximas.

Para acessar a nova rede, é necessário possuir um aparelho compatível

A reportagem entrou em contato com a Vivo, que informou já contar com tecnologia 5G em 530 municípios, cobrindo mais de 62,1% da população brasileira. Segundo a empresa, o sinal está disponível em todas as cidades com mais de 200 mil habitantes. “No estado do Rio Grande do Sul, a Vivo está presente com 5G em algumas regiões de 45 municípios, inclusive em Santa Cruz do Sul.”

LEIA TAMBÉM: Anatel autoriza instalação do 5G em Santa Cruz e mais 15 municípios da região

Publicidade

A companhia ressalta que, para acessar a nova rede, é necessário possuir um aparelho compatível e estar dentro da área de cobertura, sem cobrança adicional pelo acesso. “Em 2024, os investimentos da Vivo no país chegaram a R$ 9,2 bilhões, dedicados, majoritariamente, à expansão da sua rede móvel, com 5G, e fixa, com fibra”, informou a operadora.

Segundo a Anatel, Santa Cruz possui quatro antenas compatíveis com a frequência do 5G standalone (ou 5G puro), que permitem a conexão com a nova geração de internet móvel. As estações licenciadas estão localizadas na RSC-287, em Pinheiral; no Bairro Monte Verde; e duas no Centro todas pertencentes à operadora TIM.

Atualização da legislação

O secretário municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo, afirmou que a pasta ainda não foi oficialmente comunicada por nenhuma empresa sobre a realização de testes envolvendo o sinal 5G. Segundo ele, o setor está finalizando um projeto de lei que será encaminhado à Câmara de Vereadores para apreciação e votação. O objetivo é modernizar a legislação vigente e permitir a chegada da nova tecnologia ao município.

Publicidade

“Temos uma legislação bastante antiga, que impunha algumas restrições. Essas limitações colocaram Santa Cruz quase na 400ª posição no ranking da Anatel para a chegada do 5G, pois a norma atual praticamente inviabilizava a instalação da nova tecnologia”, explicou Azevedo.

LEIA TAMBÉM: Oktoberfest estuda implementar cartão consumação na festa; entenda

Ele destacou que foram realizadas reuniões com operadoras e empresas responsáveis pela construção das estruturas necessárias. “Ouvimos o setor de telecomunicações como um todo e, a partir disso, elaboramos um projeto de lei moderno. Ele deve ser analisado nesta semana e, a partir daí, dependerá dos vereadores analisá-lo e aprová-lo.”

Publicidade

Azevedo ainda explicou que, de forma oficial, as operadoras não poderiam estar instalando o 5G na cidade. No entanto, testes podem ser realizados sem impedimentos legais. “É difícil que a lei seja aprovada ainda neste ano e que o 5G entre em operação em 2025. No entanto, se conseguirmos resolver essa questão até junho, há uma chance de termos 5G ainda neste ano.”

O secretário finalizou dizendo que a nova tecnologia representará um diferencial para Santa Cruz, contribuindo para o desenvolvimento econômico, atração de empresas e modernização dos serviços públicos. Uma das inovações pode ser implementada no sistema de estacionamento rotativo Rapidinho, por exemplo, alinhando-se ao conceito de smart cities (cidades inteligentes). “O 5G será fundamental para alcançar esse patamar”, concluiu.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais, 27 anos, é jornalista multimídia no time do Portal Gaz desde 2023.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.