Desde março deste ano, usuários de smartphones conectados à internet móvel têm percebido que o sinal 5G começou a aparecer em algumas áreas da região urbana de Santa Cruz do Sul. A tecnologia oferece velocidades de dados significativamente mais altas e maior capacidade de rede do que as gerações anteriores, como o 4G.
A quinta geração da tecnologia celular sem fio já opera no país desde julho de 2022, quando a primeira antena comercial foi instalada em Brasília. A expectativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é de que, até 2029, todos os municípios brasileiros estejam com o sinal 5G em funcionamento.
LEIA TAMBÉM: Dados da Anatel colocam operadora já com capacidade para ativar 5G em Santa Cruz
Publicidade
Oficialmente, Santa Cruz ainda não está apta a receber o sistema, pois são necessárias mudanças na legislação municipal. No entanto, operadoras de telefonia têm realizado testes, como a Vivo. A presença do sinal foi registrada em bairros da região central, no Distrito Industrial e em áreas próximas.

A reportagem entrou em contato com a Vivo, que informou já contar com tecnologia 5G em 530 municípios, cobrindo mais de 62,1% da população brasileira. Segundo a empresa, o sinal está disponível em todas as cidades com mais de 200 mil habitantes. “No estado do Rio Grande do Sul, a Vivo está presente com 5G em algumas regiões de 45 municípios, inclusive em Santa Cruz do Sul.”
LEIA TAMBÉM: Anatel autoriza instalação do 5G em Santa Cruz e mais 15 municípios da região
Publicidade
A companhia ressalta que, para acessar a nova rede, é necessário possuir um aparelho compatível e estar dentro da área de cobertura, sem cobrança adicional pelo acesso. “Em 2024, os investimentos da Vivo no país chegaram a R$ 9,2 bilhões, dedicados, majoritariamente, à expansão da sua rede móvel, com 5G, e fixa, com fibra”, informou a operadora.
Segundo a Anatel, Santa Cruz possui quatro antenas compatíveis com a frequência do 5G standalone (ou 5G puro), que permitem a conexão com a nova geração de internet móvel. As estações licenciadas estão localizadas na RSC-287, em Pinheiral; no Bairro Monte Verde; e duas no Centro todas pertencentes à operadora TIM.
Atualização da legislação
O secretário municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo, afirmou que a pasta ainda não foi oficialmente comunicada por nenhuma empresa sobre a realização de testes envolvendo o sinal 5G. Segundo ele, o setor está finalizando um projeto de lei que será encaminhado à Câmara de Vereadores para apreciação e votação. O objetivo é modernizar a legislação vigente e permitir a chegada da nova tecnologia ao município.
Publicidade
“Temos uma legislação bastante antiga, que impunha algumas restrições. Essas limitações colocaram Santa Cruz quase na 400ª posição no ranking da Anatel para a chegada do 5G, pois a norma atual praticamente inviabilizava a instalação da nova tecnologia”, explicou Azevedo.
LEIA TAMBÉM: Oktoberfest estuda implementar cartão consumação na festa; entenda
Ele destacou que foram realizadas reuniões com operadoras e empresas responsáveis pela construção das estruturas necessárias. “Ouvimos o setor de telecomunicações como um todo e, a partir disso, elaboramos um projeto de lei moderno. Ele deve ser analisado nesta semana e, a partir daí, dependerá dos vereadores analisá-lo e aprová-lo.”
Publicidade
Azevedo ainda explicou que, de forma oficial, as operadoras não poderiam estar instalando o 5G na cidade. No entanto, testes podem ser realizados sem impedimentos legais. “É difícil que a lei seja aprovada ainda neste ano e que o 5G entre em operação em 2025. No entanto, se conseguirmos resolver essa questão até junho, há uma chance de termos 5G ainda neste ano.”
O secretário finalizou dizendo que a nova tecnologia representará um diferencial para Santa Cruz, contribuindo para o desenvolvimento econômico, atração de empresas e modernização dos serviços públicos. Uma das inovações pode ser implementada no sistema de estacionamento rotativo Rapidinho, por exemplo, alinhando-se ao conceito de smart cities (cidades inteligentes). “O 5G será fundamental para alcançar esse patamar”, concluiu.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!