A Sociedade Cultural e Beneficente (SCB) União, mais conhecida como Uniãozinho, vai comemorar no próximo dia 12 os 102 anos de história na valorização da cultura negra em Santa Cruz do Sul. Com uma trajetória marcada pela luta por espaço e representatividade, o União é um dos clubes sociais negros mais antigos em atividade no interior do Rio Grande do Sul.
A comemoração será a partir das 20h30, com uma programação que vai integrar festejos, música e memória. O evento contará com jantar e roda de samba e pagode.
LEIA TAMBÉM: Saiba quais serão os shows nacionais que vão animar a 40ª Oktoberfest
Publicidade
Fundada em 1923, a SCB União foi criada como uma alternativa para a população negra e operária se reunir, festejar, organizar-se e reafirmar sua identidade. Ao longo de mais de um século, o espaço se consolidou como referência na defesa da igualdade racial e na preservação da história e das tradições negras, mesmo diante dos desafios impostos pelo tempo e pelas estruturas sociais.
Em 2025, além de celebrar 102 anos, a entidade vive uma fase de transformações e avanços. Passando por reforma em sua sede, com melhorias na estrutura física, o União busca se renovar também no campo administrativo e executivo, com o lançamento de uma nova identidade visual e projetos em andamento.
O jantar de aniversário marcará o primeiro evento após as obras, funcionando como reinauguração simbólica do espaço e o início de um novo capítulo para os projetos sociais e culturais da instituição.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
This website uses cookies.