ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Sucesso, Procissão das Criaturas já se organiza para 2023

Procissão das Criaturas reuniu multidão no Centro de Santa Cruz em 2022

Ao lado de grandes promoções consolidadas de Santa Cruz do Sul, a Procissão das Criaturas comemora o sucesso que a programação atingiu em 2022. A feira cultural e o desfile noturno reuniram o maior público já visto. Trata-se de um marco para o projeto, realizado desde 2015. De acordo com a organização, aproximadamente 50 mil pessoas estiveram presentes na caminhada, que foi realizada na noite do último sábado. Além da grande participação do público, a Procissão das Criaturas celebra a entrada oficial para o calendário de eventos do Rio Grande do Sul neste ano.

LEIA MAIS: FOTOS: Procissão das Criaturas leva mais de 50 mil pessoas à Floriano

Publicidade

A festa sofreu grande evolução com o passar das edições. Conforme Eduardo Dalla Costa, um dos organizadores da Procissão, o crescimento alcança 12.000% desde 2015, quando 400 pessoas desfilaram. “O projeto vem crescendo, mas não imaginávamos que chegaria nessa dimensão”, afirma. Neste ano, os visitantes vieram de 25 municípios do Estado e também de Santa Catarina. Já a transmissão ao vivo do desfile noturno, feita pelo Portal Gaz, registrou audiência de pessoas da Espanha, da Nova Zelândia e de Los Angeles, nos Estados Unidos.

Publicidade

Ana Luisa de Lara, também organizadora do projeto, frisa a importância dessa repercussão da Procissão das Criaturas. “Movimentamos a pré-produção, com a venda de materiais e de adereços para fantasias, e também durante a programação. No sábado, não havia lugar disponível para jantar ou se hospedar, estava tudo lotado”, relembra. Ainda segundo Ana, todo o comércio local se beneficiou de alguma forma. “A Procissão é um evento 100% sustentável, à medida que movimenta a cadeia criativa e econômica do município e da região, atraindo público de diferentes faixas etárias.”

Forte aquecimento na economia local

Muito mais do que incentivar a cultura, o projeto da Procissão das Criaturas movimenta a economia regional. Quem está de acordo com essa afirmação é Cristiane Holanda, gerente-geral do Hotel Charrua. Conforme Cristiane, o hotel chegou a registrar 70% de ocupação durante o período de realização do projeto. “Estivemos bem felizes, e esperamos que no ano que vem seja 100%.” Para 2023, ela projeta uma divulgação maior das hospedagens. “Vamos anunciar em agências nossos pacotes promocionais em nível de Estado, porque é o público de maior abrangência”, ressalta.

Publicidade

LEIA MAIS: Procissão das Criaturas premia as melhores fantasias

Publicidade

A contadora Angela da Rocha, da Pitt Jeans, também reconhece a grandiosidade da Procissão das Criaturas e se sente feliz em apoiar o projeto. “Para nós, que trabalhamos com moda, faz todo o sentido apoiar o evento. Ele traz a caracterização, a identificação e o gosto pessoal. A pessoa se reconhece naquilo que veste, tanto no cosplay quanto na moda. Uma oportunidade de se olhar no espelho e se sentir muito bem, assim como a Pitt faz.”

Para Marcelo Corá, secretário municipal de Cultura, a Procissão das Criaturas entrou como destaque dos grandes eventos esperados em Santa Cruz. “O Município acredita tanto nele que apoiou o evento em diversas frentes, como investimento financeiro e apoio de secretarias”. Corá evidencia o impacto do projeto como um grande evento turístico. “Além de tudo, é um projeto que conecta as famílias, sendo democrático com todas as idades e estilos”, conclui.

Evento já recebe apoios para a próxima edição

Publicidade

Empresários interessados em fazer parte do evento no próximo ano já podem entrar em contato pelas redes sociais da Procissão das Criaturas ou pelo telefone (51) 9 8146 2726. “Já abrimos o projeto de 2023 e estamos aguardando empresas para fazer a destinação fiscal, ou também patrocínios diretos”, adianta Eduardo Dalla Costa. A novidade da próxima edição será a organização do projeto em cotas específicas. “Precisamos de estrutura e isso vem a partir de patrocínio e incentivo”, reforça.

Publicidade

O projeto Procissão das Criaturas foi financiado pela Lei de Incentivo Fiscal Federal.Pronac no 202214, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura. O patrocínio da 8a Procissão das Criaturas é de Pitt Jeans, Docile Alimentos, Aços Favorit, Clip Grafitte, Charrua Hotel, Samaq Massey Ferguson, Lothar Krause e Medlive; apoio de Rádio Gazeta FM 101,7, Himarte Net, Dom Alberto, Unimed VTRP, Assemp, Sesc, Proeza Beer e Prefeitura de Santa Cruz do Sul. A realização é de Eduardo Dalla Costa – Bureau de Ideias, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

LEIA MAIS SOBRE A PROCISSÃO DAS CRIATURAS

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta