Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SUPERANDO RECORDES

Sucesso, Procissão das Criaturas já se organiza para 2023

Foto: Bruno Pedry/Banco de Imagens

Procissão das Criaturas reuniu multidão no Centro de Santa Cruz em 2022

Ao lado de grandes promoções consolidadas de Santa Cruz do Sul, a Procissão das Criaturas comemora o sucesso que a programação atingiu em 2022. A feira cultural e o desfile noturno reuniram o maior público já visto. Trata-se de um marco para o projeto, realizado desde 2015. De acordo com a organização, aproximadamente 50 mil pessoas estiveram presentes na caminhada, que foi realizada na noite do último sábado. Além da grande participação do público, a Procissão das Criaturas celebra a entrada oficial para o calendário de eventos do Rio Grande do Sul neste ano.

LEIA MAIS: FOTOS: Procissão das Criaturas leva mais de 50 mil pessoas à Floriano

A festa sofreu grande evolução com o passar das edições. Conforme Eduardo Dalla Costa, um dos organizadores da Procissão, o crescimento alcança 12.000% desde 2015, quando 400 pessoas desfilaram. “O projeto vem crescendo, mas não imaginávamos que chegaria nessa dimensão”, afirma. Neste ano, os visitantes vieram de 25 municípios do Estado e também de Santa Catarina. Já a transmissão ao vivo do desfile noturno, feita pelo Portal Gaz, registrou audiência de pessoas da Espanha, da Nova Zelândia e de Los Angeles, nos Estados Unidos.

Publicidade

Ana Luisa de Lara, também organizadora do projeto, frisa a importância dessa repercussão da Procissão das Criaturas. “Movimentamos a pré-produção, com a venda de materiais e de adereços para fantasias, e também durante a programação. No sábado, não havia lugar disponível para jantar ou se hospedar, estava tudo lotado”, relembra. Ainda segundo Ana, todo o comércio local se beneficiou de alguma forma. “A Procissão é um evento 100% sustentável, à medida que movimenta a cadeia criativa e econômica do município e da região, atraindo público de diferentes faixas etárias.”

Forte aquecimento na economia local

Muito mais do que incentivar a cultura, o projeto da Procissão das Criaturas movimenta a economia regional. Quem está de acordo com essa afirmação é Cristiane Holanda, gerente-geral do Hotel Charrua. Conforme Cristiane, o hotel chegou a registrar 70% de ocupação durante o período de realização do projeto. “Estivemos bem felizes, e esperamos que no ano que vem seja 100%.” Para 2023, ela projeta uma divulgação maior das hospedagens. “Vamos anunciar em agências nossos pacotes promocionais em nível de Estado, porque é o público de maior abrangência”, ressalta.

LEIA MAIS: Procissão das Criaturas premia as melhores fantasias

Publicidade

A contadora Angela da Rocha, da Pitt Jeans, também reconhece a grandiosidade da Procissão das Criaturas e se sente feliz em apoiar o projeto. “Para nós, que trabalhamos com moda, faz todo o sentido apoiar o evento. Ele traz a caracterização, a identificação e o gosto pessoal. A pessoa se reconhece naquilo que veste, tanto no cosplay quanto na moda. Uma oportunidade de se olhar no espelho e se sentir muito bem, assim como a Pitt faz.”

Para Marcelo Corá, secretário municipal de Cultura, a Procissão das Criaturas entrou como destaque dos grandes eventos esperados em Santa Cruz. “O Município acredita tanto nele que apoiou o evento em diversas frentes, como investimento financeiro e apoio de secretarias”. Corá evidencia o impacto do projeto como um grande evento turístico. “Além de tudo, é um projeto que conecta as famílias, sendo democrático com todas as idades e estilos”, conclui.

Evento já recebe apoios para a próxima edição

Empresários interessados em fazer parte do evento no próximo ano já podem entrar em contato pelas redes sociais da Procissão das Criaturas ou pelo telefone (51) 9 8146 2726. “Já abrimos o projeto de 2023 e estamos aguardando empresas para fazer a destinação fiscal, ou também patrocínios diretos”, adianta Eduardo Dalla Costa. A novidade da próxima edição será a organização do projeto em cotas específicas. “Precisamos de estrutura e isso vem a partir de patrocínio e incentivo”, reforça.

Publicidade

O projeto Procissão das Criaturas foi financiado pela Lei de Incentivo Fiscal Federal.Pronac no 202214, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura. O patrocínio da 8a Procissão das Criaturas é de Pitt Jeans, Docile Alimentos, Aços Favorit, Clip Grafitte, Charrua Hotel, Samaq Massey Ferguson, Lothar Krause e Medlive; apoio de Rádio Gazeta FM 101,7, Himarte Net, Dom Alberto, Unimed VTRP, Assemp, Sesc, Proeza Beer e Prefeitura de Santa Cruz do Sul. A realização é de Eduardo Dalla Costa – Bureau de Ideias, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

LEIA MAIS SOBRE A PROCISSÃO DAS CRIATURAS

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.