ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Vídeo mostra ação de guarda da Peva durante ataque no domingo

ads3

Ao longo do dia, técnicos do Instituto Geral de Perícias, junto com equipes da Susepe, Brigada e Polícia Civil, procuraram pistas

ads4

Criminosos fortemente armados, a bordo de quatro carros, invadiram o acesso externo da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) por volta das 2 horas da madrugada desse domingo, 23. A ação tinha como objetivo resgatar um presidiário, mas foi frustrada pelos agentes penitenciários e policiais militares, que trocaram tiros com o grupo. Nenhum servidor ficou ferido, mas a Brigada Militar (BM) acredita que um dos quadrilheiros foi baleado e tenha ficado em estado grave.

De acordo com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), os veículos entraram no acesso externo lateral, próximo à estação de tratamento de esgoto da penitenciária, rompendo a tela de contenção. Um vídeo das câmeras de segurança mostra um agente avançando até a frente da casa prisional e enfrentando os criminosos (assista abaixo). No local ficaram marcas de tiros nas duas guaritas, atingidas por diversos disparos.

ads6 Advertising

Publicidade

Guaritas ficaram com diversas marcas dos disparos efetuados pelos bandidos |Foto: Rafaelly Machado

LEIA MAIS: Criminosos tentam resgatar preso da Peva e trocam tiros com guardas

Depois de aproximadamente dez minutos de troca de tiros com os agentes, os criminosos acabaram desistindo do plano e fugiram do local, abandonando dois veículos, que ficaram atolados na lama. Segundo Samantha, não foi possível ver quantos criminosos participaram da ação, devido à escuridão e à neblina. “Pelo número de carros em que eles chegaram, que eram quatro, acreditamos que era um número bem elevado de criminosos que estavam ali”, completou.

ads7 Advertising

Publicidade

Bandidos usavam Captiva blindada e Jeep Renegade, que atolaram e foram abandonados | Foto: Rafaelly Machado

Mobilização

Na madrugada, a 8ª DPR deu início a uma operação de rescaldo na Peva, que foi comandada pelo Departamento de Segurança e Execução Penal da Susepe (DSEP), para busca e apreensões de materiais e outras provas. O Grupo de Intervenção Regional (GIR), juntamente com os servidores da Peva, reforçou a segurança da unidade prisional.

O superintendente da Susepe, José Giovani Rodrigues de Souza, explica que agentes, com apoio do Grupo de Ações Especiais (Gaes), realizaram revista geral em duas galerias.

ads8 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta