ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

A fila ao lado anda mais rápido

Em qualquer situação em que a gente está numa fila, parece que a fila ao lado sempre anda mais rápido. É assim no trânsito, numa fila de farmácia, num banco, etc. É assim também quando se trata da fila do INSS. Parece que o processo do vizinho sempre foi concedido mais rapidamente. Todos conhecem alguém que conseguiu ter o pedido analisado logo.

Ainda há mais de um milhão de pessoas aguardando decisão administrativa do INSS em benefícios previdenciários e assistenciais. Há uma enorme fila de espera, que, se não aumenta, também não diminui. Quando há uma fila, espera-se uma ordem coerente de atendimento. É o que se espera de qualquer fila. Porém, infelizmente, não é assim que funciona no INSS.

ads6 Advertising

Publicidade

Quando os requerimentos eram protocolados nas agências da previdência social, era muito comum que uns processos tivessem solução mais rápida que outros. O que não dá para entender é isso ocorrer num período em que os benefícios são analisados em uma fila única. É bem verdade que a fila já não é mais nacional e sim regional, mas ainda assim não há explicação para tempos diferentes na análise dos processos.

A estrutura do INSS está precarizada há muitos anos. Muitos servidores se aposentaram e não foi feito concurso público, num tempo em que foi aprovada a reforma da previdência, várias leis foram alteradas, a pandemia exigiu novas regras para que os beneficiários tivessem acesso aos benefícios. Esses fatos somados levaram à situação em que estamos: de milhões de processos com análise atrasada.

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Jane Berwanger: aposentadoria do servidor público

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta