ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

FOTOS: amanhecer desta sexta foi o mais frio do ano na região e no Estado

ads3

Temperatura pode ficar entre 3 e 9 graus no Estado | Foto: Mauro Hoffman/Banco de Imagens/Divulgação

ads4

A manhã de sexta-feira, 30, foi de temperatura em zero grau na maior parte do Vale do Rio Pardo. Em alguns pontos, como no interior de Venâncio Aires, as mínimas foram negativas. Por enquanto, foi o amanhecer mais gelado na região e também em todo o Estado em 2021. A menor temperatura registrada nesta sexta, no Rio Grande do Sul, foi em São José dos Ausentes, com sete graus negativos. O frio deve seguir nos próximos dias.

De acordo com o meteorologista da MetSul Luiz Fernando Nachtigall, uma massa de ar polar deixa o tempo firme na região. A tarde promete ser com predomínio de sol, vento fraco e céu azul. As temperaturas máximas ficam semelhantes as dessa quinta, 29, com 14 graus.

ads6 Advertising

Publicidade

Congelar as plantas protege a lavoura

Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, o professor de Agrometeorologia da Unisc, Marcelino Hoppe esclareceu que é possível proteger a lavoura da geada. Ele explica que quando a temperatura está em dois ou três graus, não é muito prejudicial para a lavoura, com exceção de hortaliças folhosas como a alface, por exemplo.

Isso porque o que vale é a temperatura do solo, que precisa estar abaixo de zero grau para prejudicar a plantação. “Para se ter geada no dia seguinte, é preciso ter tido uma noite limpa no dia anterior. Fazer fumaça ou usar um ventilador ajuda a bloquear para que o calor não escape daquela plantação, evitando assim a geada”, recomenda.

ads7 Advertising

Publicidade

O recorde de frio em Santa Cruz do Sul foi em 14 de junho de 1967, com 3,6 graus negativos


LEIA MAIS: Onda de frio: confira previsão dia a dia

Temperaturas mínimas na região em 30 de julho

LEIA MAIS: Depois da chuva, massa de ar polar derruba temperaturas em Santa Cruz

Publicidade

ads8 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta