ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Arquitetura do Rio Grande do Sul faz história

ads3

Profissionais da arquitetura foram recepcionados em evento a bordo do Cisne Branco

ads4

O ano é 1978. Nasce um dos ícones do turismo gaúcho, em especial de Porto Alegre e do Guaíba. Foi criado, com proposição inovadora, o Cisne Branco, uma embarcação destinada a mostrar a capital gaúcha a partir das águas. Foi nesse espaço, com o sol se pondo e deixando o entardecer colorido, que a Editora Gazeta realizou o evento de lançamento do livro Grandes nomes da arquitetura: Rio Grande do Sul – 2021, na noite da última quinta-feira.

Profissionais de Bagé, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Porto Alegre, Santa Maria e Tramandaí, atendendo a todas as orientações dos protocolos sanitários, receberam os primeiros exemplares da obra, que chega a sua sexta edição. São 148 páginas com detalhes de projetos residenciais, comerciais e em execução, além do especial Unisc, parceira na elaboração do material.

ads6 Advertising

Publicidade

Clarissa Leite e Amanda Capitânio, do Quarto de Laura | Foto: Alencar da Rosa

LEIA TAMBÉM: Livro ‘Grandes Nomes da Arquitetura’ é lançado em evento no barco Cisne Branco

A mudança dos perfis dos projetos arquitônicos não é percebida somente nos ambientes domésticos. Empresas e prestadores de serviços buscam espaços em que os clientes possam se sentir bem acolhidos. Foi com esse conceito que Samantha Sonza Diefenbach, do Estúdio 254, de Porto Alegre, projetou a clínica odontopediátrica modelo Encantas. “Usamos conceito de psicologia e neurociência para que a criança se sinta segura e desenvolva uma experiência feliz quando precisar do tratamento”, conta. Um exemplo de que esse público-alvo é o foco está nas áreas de conviência. “Quase tudo está com a estatura das crianças”, explica.

ads7 Advertising

Publicidade

O lançamento do projeto Grandes nomes da arquitetura: Rio Grande do Sul – 2021 teve o apoio da vinícola boutique Lídio Carraro, da Chocolates Brasil Cacau, da Unisc e do Plaza São Rafael Hotel.

A Casa Cuatro coloca Bagé entre os grandes

“É muito satisfatório estar nesse projeto. Tenho três anos de experiência e dividir esse espaço com outros grandes profissionais é um reconhecimento mais rápido do que esperava”, afirma o arquiteto Ney Madruga Muniz Neto. O seu projeto é a Casa Cuatro, que apresenta um novo conceito para a região da Campanha, na fronteira com o Uruguai. “É traçada com leveza em sua composição formal, seguindo a identidade do nosso escritório”, explica Ney, na foto ao lado de Suzi Montano, da editora.

Ney Madruga Muniz Neto: Casa Cuatro apresenta um novo conceito para a região da Campanha | Foto: Alencar da Rosa

Um espaço para todos os santa-cruzenses

ads8 Advertising

Publicidade

Além de falar em nome da instituição de ensino, também está presente nas páginas do Grandes nomes da arquitetura, da Editora Gazeta. Anunciado como um grande legado, durante a Oktoberfest, o Centro de Eventos de Santa Cruz do Sul leva a assinatura de sua equipe. A estrutura, de acordo com a prefeita Helena Hermany, tem investimento de R$ 10 milhões e servirá para incentivar os empreendedores locais.

“O trabalho foi feito em equipe, encomendado pela Assemp; terá início nos próximos dias e a previsão é de que já possa ser utilizado na próxima Oktoberfest.” A estrutura terá 5.840,64 metros quadrados, com dois grandes espaços intercomunicáveis; o pavilhão destinado a múltiplos usos poderá receber eventos diversos, sejam exposições, shows, palestras e eventos esportivos e gastronômicos, além, claro, da Oktoberfest.

LEIA TAMBÉM: Livro resgata a história da hidrovia gaúcha

Publicidade

Coragem, criatividade e justiça

Atendendo ao lema do escritório Machado e Mallmann Advogados, Leonardo Klafke e a equipe da Okla Arquitetura fizeram o projeto para um espaço comercial, em Tramandaí. “O desafio de acomodar seis ambientes de forma que melhorassem a funcionalidade e o conforto do escritório se uniu ao desejo de representar o estilo dos proprietários. É uma honra mostrar esse trabalho e representar o Litoral na publicação”, frisa.

História sobre as águas

O barco Cisne Branco nasceu em 1978. A proprietária Adriane Hilbig conta que há passeios todos os dias e que é uma forma de admirar Porto Alegre a partir do rio. “Não existia nada parecido na época; então, nasceu com característica inovadora”, frisa. As arquitetas Monique Fontes e Ágatha Arboitte fizeram parte da história recente da embarcação. Uma tempestade, em 2016, fez com que o barco virasse. Ele foi revitalizado, em oito meses de restauro. Hoje, conta com três espaços: convés superior, salão principal e danceteria.

Escritórios participantes

Casa Mista Escritório Colaborativo, Cíntia Ribeiro Arquitetura, D|Arquitetura Daina Lanza, LP Arquitetos, Mowa Arquitectura, Munizney Arquiteturas, DP Studio Arquitetura, Schuster Severo | arq + eng, Kátia Koepp, Síntese Arquitetura, Camila Preissler Arquitetura, Linea Studio, Studio Renata Porto Arquitetura, Estúdio 254, Renata Streit Arquitetura, Borbaneto Estúdio de Arquitetura, Gabriela Falkenbach Arquitetura, RM Arquitetura Rachel Morgado, Elisa Gadret, Okla Arquitetura, Monique Fontes e Ágatha Arboitte, João Dick Empreendimentos, Hellison Goecks, Nando Witczak Arquitetura e equipe do Centro de Eventos de Santa Cruz do Sul.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Grupo Cisne Branco recebe certificação Carbono Zero

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta