ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Onda de frio: confira previsão dia a dia

ads3

ads4

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vem atualizando informações sobre a nova massa de ar polar que causará “frio intenso” nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no sul da Região Norte entre esta quarta-feira, 28, e domingo, 1º. Segundo meteorologistas, o declínio acentuado das temperaturas começou nessa terça-feira, 27, no Rio Grande do Sul. A Metsul Meteorologia confirmou que uma poderosa massa de ar polar começou a avançar pelo Brasil e passou a derrubar a temperatura em vários estados. O ar gelado marcará a segunda metade da semana no Centro-Sul do País, com mínimas muito abaixo de zero no Sul, neve e geada ampla.

Confira o que esperar durante a semana, na onda de frio que será a maior deste ano e uma das mais fortes das últimas duas décadas no Brasil, segundo informações da Metsul Meteorologia.

ads6 Advertising
Depois da chuva, massa de ar polar derruba temperaturas em Santa Cruz

Publicidade

Quarta-feira

Juntamente com a sexta, a quarta-feira será o dia mais importante da onda de frio. Isso porque terá maior chance de precipitação invernal, incluindo neve. O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul. Será um dia gelado e de sensação térmica muito baixa, pelo efeito do vento, com máximas tímidas no decorrer da tarde. Possibilidade de geada forte, principalmente mais a Oeste a ao Noroeste.

No decorrer do dia, a nebulosidade aumenta com a circulação de baixa pressão no oceano. As nuvens trazem chuva isolada, principalmente no Sul e na Metade Leste gaúcha. Com o ar extremamente frio em altitude, as precipitações virão como neve, graupel (grão de gelo) e chuva congelada, o que pode ocorrer em diversas cidades. Já de manhã, pode haver neve ou chuva congelada no Sul, como na Campanha. Depois, a precipitação invernal deve se estender ao Centro gaúcho e à Serra do Sudeste.

ads7 Advertising

Publicidade

Vários pontos da Metade Leste do Rio Grande do Sul, como Porto Alegre, podem ter precipitação isolada na tarde e noite de hoje. Trata-se de um cenário muito interessante, que poderá levar à ocorrência de precipitação invernal.

LEIA MAIS: Próxima semana terá frio intenso com mínimas negativas, geada forte e até neve no Estado

Quinta-feira

ads8 Advertising

Publicidade

Sexta-feira

A sexta-feira será o segundo dia mais crítico da onda de frio, pelas mínimas, que tendem a ser as mais baixas desse evento na esmagadora maioria dos lugares. Muitas cidades do Sul e do Sudeste terão as suas marcas mínimas do ano. Marcas abaixo de zero ou perto de zero grau serão generalizadas no Sul do Brasil, e a tendência é de marcas negativas também em pontos do Sudeste.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: manhã foi de frio e paisagens cobertas pela geada

A sexta de sol, e com o amanhecer mais frio do ano, terá geada generalizada no Sul do Brasil, forte a severa em muitos locais. Pode fazer entre -7 a -9 graus no Rio Grande do Sul e, em alguns pontos do Planalto Sul catarinense, -8 graus. Em Porto Alegre, mínima de 1 a 2 graus; e na Grande Porto Alegre, -1 a zero grau.

Publicidade

Sábado

O último dia do mês terá predomínio do sol no Sul do Brasil, no Centro-Oeste e na maior parte do Sudeste, mas algumas áreas perto da costa, no Sudeste, podem ter tempo instável. O centro de alta pressão vai permanecer sobre o Sul do País, garantindo tempo firme e com sol.

A massa de ar frio continua enfraquecendo, mas o tempo aberto e a atmosfera seca serão responsáveis por mais um amanhecer de muito frio. No geral, as mínimas serão mais altas que as da sexta, mas, em áreas de maior altitude, marcas muito geladas ainda devem ser esperadas. A tarde será mais amena e agradável, com máximas já perto dos 20 graus ou alcançando essa marca em muitas cidades.

LEIA TAMBÉM: Mutirão contra o frio: além de agasalhos, Grupo do Bem arrecada alimentos

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta