Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Contra Ponto

Exportação de revoluções

Na história mundial ocorreram experiências de exportação de ideais revolucionários. Na teoria foi mais fácil, obviamente. Porém, na prática, mais complexo.

Inspirada no ideal marxista-leninista, a Revolução Russa se revelou uma das mais influenciadoras, sobretudo no pós Segunda Guerra, ao coestabelecer de modo grave e belicoso a dita “guerra fria”. Outra experiência influente foi a Revolução Cubana. 

Independente das motivações e razões teóricas que possam representar, quero destacar a consequência onerosa – social e econômica – dos “exportadores”. A União Soviética semeou e financiou atos e fatos em todos os recantos. Cuba também, sobretudo no continente africano. Nos dois casos, o custo social e econômico para sua população foi imenso e duradouro. Quero crer que se a ideia de “exportação revolucionária” não tivesse prosperado, talvez o destino (e o próprio ideal socialista) das duas nações pudesse ter sido diferente e bem-sucedido.  

Publicidade

Dito isso, é inevitável a comparação dessas fracassadas experiências exportadoras com o audacioso financiamento brasileiro da autodenominada “revolução bolivariana”. Se o generoso apoio financeiro estatal brasileiro – leia-se BNDES – visava o crescimento de nossas empresas no âmbito internacional, não menos verdade é que o tempo revelou se tratar de um gigantesco negócio de corrupção.

Pode-se incluir a Petrobras nessas “operações revolucionárias” ao tolerar invasões e apropriações indébitas de patrimônio brasileiro em território estrangeiro (ver também o calote venezuelano tolerado no caso da refinaria Abreu e Lima). Para capitalizar o banco, o Tesouro Nacional transferiu volumes financeiros gigantescos ao BNDES. Atualmente o Tesouro cobra do BNDES mais de 180 bilhões. Nos negócios internacionais financiados pelo BNDES na Venezuela, Bolívia, Angola e Cuba, a maioria relacionada à Odebrecht, não há a mínima certeza de que serão honrados. 

Resumindo: a pretexto de alavancar empresas nacionais, o BNDES foi usado para financiar a “revolução bolivariana” e, consequentemente, os espertalhões políticos e empresários que lideravam o processo. Não esqueçamos que alguns empréstimos internacionais do BNDES foram tornados secretos. Quando solicitada a informação (e negada!), nosso governo declarou que o sigilo teria sido uma exigência contratual dos contratantes. 

Publicidade

É evidente a motivação ideológica. As operações não estavam limitadas à duvidosa (e de alto risco) política de financiar e “criar global players” (lembrar do Eike Batista e os irmãos da JBS, entre outros). Então, a exemplo dos povos russo e cubano, agora os brasileiros vivem tal experiência ao patrocinar e financiar “a revolução bolivariana”, também economicamente onerosa e socialmente fracassada!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.