Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Campeonato Gaúcho

Avenida joga mal e é derrotado pelo Ypiranga, do veterano Paulo Baier

O Avenida foi até Erechim na tarde deste domingo, 22, para encarar o Ypiranga no Estádio Colosso da Lagoa, em jogo válido pela sétima rodada do Gauchão 2015. Cometendo muitos erros na defesa e com pouca produtividade ofensiva, o Periquito foi presa fácil para o Canarinho, que não teve dificuldades para aplicar 3 a 0. O destaque do Ypiranga foi Paulo Baier, com dois gols de cabeça. Betão fez o terceiro dos mandantes. O revés deixa o Avenida na penúltima colocação, com apenas quatro pontos. No próximo domingo, às 17 horas, a equipe alviverde recebe o Caxias no Estádio dos Eucaliptos, precisando da vitória para sair da zona de rebaixamento. Já o Ypiranga confirmou o bom momento e assumiu provisoriamente a liderança, com 13 pontos. A equipe volta a campo também no dia 3 de março, contra o Brasil de Pelotas, às 20h30, no Estádio Bento Freitas.

Para o confronto deste domingo, o técnico Tonho Gil decidiu repetir o 3-5-2, esquema utilizado na última partida, onde o Avenida teve boa atuação, mas só empatou contra o Novo Hamburgo em casa. Já sem Vitor Hugo, que rescindiu o contrato com o clube, o Periquito atuou com Sérgio Rafael, Altair e Léo Korte na zaga. No meio, Miro Bahia, que estava suspenso e desfalcou a equipe contra o Nóia. A dúvida permanecia no ataque. O treinador optou por escalar o meia Henrique para jogar adiantado ao lado de Leonardo Cipriano, deixando Paulinho Simionatto no banco. O volante Márcio Tinga, que recupera-se de lesão, foi relacionado e ficou no banco. Já o Ypiranga, equipe de melhor ataque no torneio, foi para o campo sem novidades. A única mudança foi a volta de Robson, que estava suspenso e entrou no lugar de Jessé. O experiente meia Paulo Baier, de 40 anos, foi confirmado para o confronto.

Erros de marcação se repetem na etapa inicial

Publicidade

E foi com o veterano jogador que a equipe da casa mostrou suas credenciais na reedição da final da Divisão do Acesso do ano passado. Logo aos 3 minutos, Paulo Baier recebeu pelo passe pela direita, entrou livre e mandou uma  bomba para fora. Uma chance que ele não costuma perder. Assustada, a zaga do Avenida cometia falhas consecutivas. Aos 7, Altair errou e Jean Paulo acionou Saldanha. O atacante entraria livre na área, não fosse o árbitro Anderson Daronco marcar impedimento. Com pouca força ofensiva, a primeira chegada do Avenida foi somente aos 15 minutos. Leonardo Cipriano lançou Elias pela direita. O ala tentou surpreender o goleiro Carlão e mandou por cobertura, sem levar perigo. Dois minutos depois, Miro Bahia fez boa jogada com Paulinho Araújo pela esquerda. Ele lançou Leonardo, que apareceria em condições para marcar, mas Carlão se antecipou e afastou. Um minuto depois, o goleiro Villa se enrolou e cedeu escanteio para o Ypiranga, animando a torcida da equipe mandante.

A segunda metade do primeiro tempo foi de poucas emoções. Em alguns momentos, o torcedor do Ypiranga chegou até mesmo a protestar contra a falta de vontade do próprio time, que, apesar de dominar o jogo, não conseguia finalizar. Na bola parada, Paulo Baier tentava levar perigo ao gol adversário. O primeiro tempo caminhava para um 0 a 0, que parecia um bom resultado para o Avenida. Mas a zaga falhou mais uma vez. E desta vez, foi fatal. Saldanha fez boa jogada e cruzou para Paulo Baier. O interminável meia apareceu livre e marcou de cabeça, nos acréscimos da etapa inicial. No mesmo momento, uma chuva forte desabou em Erechim, prejudicando o gramado do Colosso da Lagoa.


Ypiranga soube controlar o jogo e definiu o marcador no segundo tempo
Foto: Edson Castro

Publicidade

Paulo Baier, a estrela do Ypiranga

O segundo tempo começou bem mais movimentado do que a etapa anterior. E novamente com o Ypiranga pressionando. Aos 4 minutos, Jean Paulo deu belo passe para Saldanha. O perigoso atacante finalizou e Villa defendeu com o joelho. Buscando maior poder ofensivo, Tonho Gil sacou Wellington e colocou Paulinho Simionatto. A alteração não deu resultados. A chuva forte deixou o campo pesado e o Avenida pouco conseguia criar. Numa das raras chances da equipe santa-cruzense, aos 19 minutos, após cobrança de escanteio, Paulinho Araújo, livre, desviou de cabeça e Carlão fez boa defesa. Na sequência do lance, o Ypiranga aproveitou os espaços deixados pela marcação alviverde e Saldanha quase ampliou. Villa evitou o segundo gol. Dois minutos depois, novamente Saldanha levou perigo, após jogada de Cleiton. O atacante recebeu na área e tentou de chapa, quase marcando.

Se o Avenida pouco assustava o Ypiranga, a equipe da casa parecia satisfeita com o 1 a 0, mas não abria mão de atacar. E a defesa do Periquito deu bobeira novamente, deixando Paulo Baier desmarcado. Aos 29 minutos, em jogada rápida de ataque da equipe da casa, Guto chutou forte e Villa defendeu. No rebote, o camisa 10 apareceu livre e, de novo, cabeceou tranquilamente para o gol. O apagão alviverde seguiu nos minutos seguintes, e aos 31, Pretto bateu falta e Betão desviou de cabeça para o fundo da rede, marcando o terceiro gol. Entregue, o Avenida parecia mais preocupado em não tomar mais gols, enquanto o Ypiranga controlava o jogo, esperando pelo apito final, que o coloca momentaneamente na liderança do Gauchão 2015.

Publicidade


Debaixo de muita chuva, jogadores do Ypiranga comemoram gol contra o Avenida
Foto: Edson Castro

FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO GAÚCHO 2015 – 7ª RODADA
YPIRANGA x AVENIDA

Local: Estádio Colosso da Lagoa, Erechim
Data: 22 de fevereiro de 2015, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Arbitragem: Anderson Daronco
Cartões amarelos: Robson e Guto (Ypiranga); Léo Korte, Jonata Escobar, Wellington e Henrique (Avenida)
Gols: Paulo Baier, aos 47 minutos do 1º tempo e aos 29 do 2º tempo; Betão, aos 31 minutos do 2º tempo

Publicidade

YPIRANGA: Carlão; Mateus Ribeiro (Bruno Oliveira), Negreti, Betão e Ruan; Robson, Guto, Pretto e Paulo Baier (Otacílio Neto); Jean Paulo (Cleiton) e Saldanha
Técnico: Leocir Dall’Astra

AVENIDA: Alexandre Villa; Sérgio Rafael, Altair e Léo Korte; Elias, Jonata Escobar, Wellington (Paulinho Simionatto), Miro Bahia e Paulinho Araújo (Alexandre); Henrique e Leonardo Cipriano (Giba)
Técnico: Tonho Gil

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.