Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Arroio do Tigre

Família investe na produção de tomates

A família de Pedro e Neucila Kipper, de Linha Rocinha, é conhecida pela qualidade dos produtos. Toda sexta-feira o casal faz sua rota na cidade para vender pães, cucas, rocamboles e bolachas, sempre com produto fresquinho. Mas eles também decidiram investir na produção de tomates. A primeira safra encerrou há poucos dias. De acordo com Kipper, foram plantados 600 pés que renderam uma colheita de quatro mil quilos em uma estufa construída especialmente para a cultura. “Tivemos a parceria do Sicredi que nos proporcionou um financiamento. Assim conseguimos concretizar um de nossos planos”, disse ele que é sócio do Sicredi desde que a Cooperativa surgiu no município de Arroio do Tigre.

Quanto à produção de tomates, ele contou que no início teve dificuldades. “Foi ruim o começo. Até que descobrimos um agrônomo que nos deu algumas dicas. Por fim, conseguimos uma boa produção. Tivemos um bom rendimento e o comércio absorveu bem”, conta. Foram plantadas as variedades senic, verona e coração de boi. A senic foi a que mais produziu. Já a venda variou entre R$ 4,00 e R$ 5,00 o quilo. Em meados de 15 de julho será feito um novo plantio, da segunda safra de 2017.

O casal, que conta com a ajuda de um filho, trabalha na lavoura há 40 anos. Cultivam fumo – sendo que na safra passada foram plantados 90 mil pés. Entretanto, já para a próxima, pretendem diminuir para 70 mil pés. Eles também cultivam soja (12 hectares), feijão (dois hectares) que é plantado na resteva do fumo, além de hortaliças e produtos para o consumo.

Publicidade

 

Pães, cucas e bolachas

Nas sextas-feiras, o casal tem o hábito de comercializar produtos na cidade. Neste dia eles acordam às 4h. “São fresquinhos. Até o meio fica tudo pronto e à tarde saímos para fazer as entregas. Fizemos pão de milho, pão sovado, cuca enrolada, nega maluca, cerca de dez sabores de cucas, rocambole e sete tipos de bolachas”, destaca Neucila. A atividade já tem 20 anos. “Começamos entregando pães na Comercial Pioneira, logo quando abriu as portas na cidade. Tivemos boa aceitação e aos poucos fomos aumentando”, disse Neucila – lembrando que fizeram uma grande quantidade de cucas para a festa da Matriz Sagrada Família, no início de junho. O casal também é ativo na comunidade Sagrado Coração de Jesus, em Linha Rocinha, onde ajudam todos os anos nos preparativos da deliciosa festa alemã, o tradicional Essen Und Tanzen.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.