Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Arroio do Tigre

Linha Fão abre programação da Semana da Consciência Negra

A semana será de muitas atividades para a Associação Quilombola de Linha Fão, localizada em Sítio Novo, em Arroio do Tigre. Isso porque a comunidade promove, a partir desta terça-feira, 20, a oitava edição da Semana da Consciência Negra, com uma extensa programação desenvolvida em parceria com o escritório municipal da Emater/RS-Ascar e a Prefeitura. A abertura oficial ocorre às 14 horas.

De acordo com a extensionista da Emater de Arroio do Tigre, Daniele Centa, a abertura da programação terá a tradicional acolhida e também a apresentação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jovino Fiuza, além da caminhada guiada até o Rio Caixão e a exposição de artesanato. A orientação é para que os visitantes utilizem calçados confortáveis, chapéu, protetor solar e carregar uma garrafa d’água para aproveitar melhor o passeio, considerado um dos pontos altos da edição deste ano.

Na quarta-feira, 21, haverá a realização do Seminário Integrativo: Práticas junto à Comunidade”, que terá avaliação coletiva do Programa Fomento às Atividades Produtivas Rurais, a cargo da Emater; uma explanação sobre o SUS e os atendimentos do ESF Unidos pela Saúde, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde; e a palestra “Caminhos que levam à Superação”, ministrada pela psicopedagoga da Prefeitura de Sobradinho, Cristiana Elci Rodrigues Motta.

Publicidade

A programação segue na quinta-feira, 22, com nova a visitação à comunidade e reedição da acolhida e caminhada guiada até o Rio Caixão. Por fim, na sexta-feira, 23, o encerramento será com a celebração ecumênica, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Haverá também a entrega da nona etapa do Programa de Aquisição de Alimentos, junto à comunidade.

A Comunidade

Reconhecida em 2006 pelo governo federal, a Comunidade Quilombola Linha Fão foi certificada como “Remanescente de Comunidades de Quilombo”, pela Fundação Cultural Palmares. Atualmente, encontra-se em processo junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), visando a regularização fundiária dos 168,2 hectares de área requerida pelas famílias quilombolas. A comunidade ocupa cerca de 11 hectares, sendo que apenas seis são aproveitáveis, enquanto o restante é mata nativa.

Publicidade

Atualmente, 15 famílias quilombolas vivem em Linha Fão. No entanto, 36 famílias se autodeclaram quilombolas em Arroio do Tigre, sendo que as mesmas desfrutam das atividades coletivas na comunidade. Elas residem em localidades vizinhas, como Sítio Novo, Sítio Baixo, Sítio Alto e Linha Baitaca, além de outras mais distantes, como Taboãozinho e Linha Ressaca.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.