Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Novidade

Placas padrão Mercosul já podem ser feitas em Sobradinho

Mesmo com o adiamento no prazo, por parte do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) até o meio do ano, o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) não voltou atrás e adotou oficialmente, desde o dia 17 de dezembro do ano passado, as novas placas veiculares padrão Mercosul. O novo modelo ainda gera dúvidas nos motoristas da região, principalmente sobre quem deve aderir.

O padrão, que já está em vigor na Argentina e no Uruguai, deveria ter sido implementado no Brasil em 2016, mas somente agora está sendo adotado. Contudo, além do Rio Grande do Sul, somente Rio de Janeiro e Bahia foram os únicos a cumprir o prazo. O que não significa que todos os motoristas tenham que fazer a substituição das placas. Em Sobradinho, no Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA), a procura é grande.

De acordo com o despachante do CRVA de Sobradinho, Jacson Luis Francesquett, o Bininho, a troca é necessária para os veículos novos (primeiro emplacamento), veículos em processo de transferência de município ou de propriedade, veículos em mudança de categoria, e ainda aqueles que tiverem necessidade de substituição das placas, em casos de avarias, perdas e furtos.

Publicidade

Bininho ressalta que os demais veículos não terão data-limite para adaptação ao novo padrão e poderão circular com as placas atuais – placa cinza, com município e estado de origem – normalmente. Em Sobradinho, foram feitas alterações de placa em cerca de 250 veículos até a última semana. Já no CRVA de Arroio do Tigre, conforme o despachante Deco Zimmer, foi efetuada a conversão para o novo modelo em placas de 120 carros e motos até a tarde da última sexta-feira, 11.

Empresa já está produzindo as placas em Sobradinho

Desde o começo do ano, a região passou a contar com sua fabricação própria de placas Mercosul, sendo a única credenciada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A Fábrica de Placas e Tarjetas Centro Serra, localizada na Rua Independência, em Sobradinho, ao lado do antigo CFC Olivier, disponibiliza o novo modelo.

Publicidade

A produção das placas é feita em cerca de 15 minutos, por Jeferson Nunes e Evandro Schirmer. Antes, as fábricas credenciadas mais próximas estavam localizadas nos municípios de Candelária, Cruz Alta e Venâncio Aires. O valor cobrado pelas placas é de R$ 250,00 para carros e R$ 130,00 para motos.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.