Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

REGIÃO

Apresentado projeto para desenvolvimento do turismo no Vale do Rio Pardo

Nessa terça-feira, 3, às 13h30, na sala 509 da Unisc campus Santa Cruz do Sul, realizou-se uma reunião para apresentação do projeto “Qualificação e Desenvolvimento do Turismo do Vale do Rio Pardo”, eleito na Consulta Popular – CP 2019/2020, no valor total de R$ 371.428,57. Foi feita uma retrospectiva da construção do projeto até a cédula de votação, com o detalhamento dos produtos votados neste projeto, que obrigatoriamente precisam seguir o que está previsto no Plano Estratégico Regional do Vale do Rio Pardo.

Os produtos que fazem parte desse projeto são: Caminhadas na Natureza e Turismo nas Escolas Públicas.

Os municípios contemplados foram: Venâncio Aires, Rio Pardo, Encruzilhada do Sul, Ibarama, Passa Sete, Lagoa Bonita do Sul, Arroio do Tigre, Tunas, Vale Verde, Passo do Sobrado, Estrela Velha e Santa Cruz do Sul.

Publicidade

Por um indicativo da assembleia geral regional do Corede/VRP, decidiu-se que os consórcios Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e Intermunicipal do Vale do Jacuí (CI/Jacuí) serão as entidades executoras do projeto de turismo na região, com apoio das entidades que representam o turismo: Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) e Associação de Turismo Centro Serra (Aturcserra).

De acordo com o presidente da Aturvarp, Carlos Correa da Rosa, em função do montante de recurso disponível para atender ao projeto do turismo, a ideia inicial era contemplar os 23 municípios de abrangência do Corede/VRP, no entanto, por questões burocráticas e por uma orientação da própria secretaria estadual de Turismo (Setur), o recurso será distribuído para os doze municípios contemplados via processo de votação da Consulta Popular.

O presidente da Aturvarp esclareceu que a opção pelos dois consórcios serem as entidades executoras do projeto foi tomada partindo de um entendimento que estes possuem equipe técnica qualificada e pelo fato de não precisarem aportar contrapartida financeira. Assim que o plano de trabalho for concluído e protocolado junto ao Governo do Estado, os consórcios divulgam edital em empresas ou entidades se habilitam para serem os executores. Uma vez liberado o recurso, inicia a execução. O presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, acredita que o recurso deva ser liberado ainda no primeiro semestre de 2020, em função do período eleitoral. Lembrando que este projeto foi votado em 2019 para pagamento em 2020.

Publicidade

Caminhadas na Natureza

Em relação ao produto Caminhadas na Natureza, este compreende além da atividade da caminhada em si, a contratação de horas técnicas para equipe que vai executar o projeto, a aquisição de materiais (gazebo -para os agricultores familiares venderem seus produtos, placas de sinalização, etc). Associado a busca de patrocínio para fornecimento de camisetas personalizadas, garrafas de águam entre outros.

O presidente Carlos explicou que existem caminhadas curtas (entre 8 a 10 quilômetros), caminhadas de média distância e longa distância, sendo importante observar o tempo para execução, concentrando em meses de verão ou períodos mais amenos.

Publicidade

Será realizada pelo menos uma caminhada por município, então, 12 municípios contemplados, 12 caminhadas – podendo este concentrar a atividades já existentes no município. A atividade da Caminhada na Natureza há exemplo do que já vem ocorrendo há dez anos em Sobradinho, movimenta outros circuitos importantes, como o de hotelaria, gastronomia e agricultura familiar. Importante observar que a partir da liberação dos recursos o projeto deverá ser executado em doze meses.

Turismo nas Escolas Públicas

Em relação ao produto Turismo nas Escolas Públicas – a empresa/entidade que vencer a licitação fará palestras nas escolas. Foi tirado como indicativo da reunião que caberá ao município a decisão das escolas (municipais e estaduais) que receberão as palestras, conforme o número de horas técnicas disponibilizadas por município. Em relação a aquisição de materiais, como os gazebos, estes ou ficarão com os consórcios ou será feito um termo de comodato com os municípios, sendo que estes poderão usá-los para outras atividades, como em feiras municipais, considerando ser recurso público.

Publicidade

A presidente da Aturcserra, Tatiana Lisboa, fez uma explanação sobre a Caminhada na Natureza ocorrida recentemente em Sobradinho, considerando uma excelente iniciativa para atração de turistas, fomentando toda a cadeia turística do município e do entorno e a ideia e expandir para toda a região.

O presidente Heitor percebe o projeto do turismo como uma oportunidade de aproximar as diferentes cadeiras, tanto turismo quanto da agricultura familiar. O compromisso agora é nos habilitarmos enquanto Corede VRP no prazo estipulado até 20 dezembro. Para Petry, essa proposta converge com a produção de alimentos, conhecer os ambientes e o que foi produzido e incentivado. A lógica do Plano Estratégico sempre foi estimular e diversificação de alimentos, com esse objetivo.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.