Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ESCLARECIMENTO

Secretaria de Saúde de Sobradinho divulga nota sobre caso suspeito de coronavírus

O resultado negativo de uma paciente de 60 anos com suspeita de infecção pela Covid-19, em Sobradinho, foi encaminhado para investigação no Centro de Operações de Emergência do Estado na última semana. Em entrevista à Rádio Gazeta FM 98.1, na quinta-feira, 16, o médico Claúdio Humberto Zasso explicou que a paciente procurou o Hospital Dr. Homero de Lima Menezes há mais de uma semana, quando começou a apresentar sintomas da doença. Ela foi encaminhada para o isolamento e foi realizada a coleta de material para ser enviada ao Laboratório Central do Estado (Lacen). O resultado foi negativo para coronavírus.

Ainda na quinta-feira, 16, a paciente apresentou uma tomografia aos médicos, onde o laudo mostrou ser compatível para a Covid-19. Posteriormente, foi realizado um teste rápido pela Secretaria da Saúde de Sobradinho, e conforme a chefe do Posto de Saúde Central do município, enfermeira Roberta Mota Holzschuh, o exame testou negativo.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura divulga decreto que autoriza reabertura do comércio

Publicidade

As tomografias e os exames foram encaminhados para o Centro de Operações de Emergência (COE) para avaliação. Na manhã desta segunda-feira, 20, a Secretaria Municipal da Saúde emitiu uma nota de esclarecimento sobre o caso. De acordo com o texto, após a reavaliação da situação, o COE destacou que atualmente a Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde está discutindo a questão de confirmação de casos com base somente na clínica, e tanto o Ministério da Saúde quanto a Secretaria Estadual da Saúde só confirmam casos por critério laboratorial ou por vínculo epidemiológico. Conforme a nota, no caso da paciente do município não há confirmação laboratorial, nem mesmo pelo teste rápido.

Segundo a secretaria, o atual quadro epidemiológico se mantém sem nenhum caso confirmado da Covid-19 em Sobradinho. Conforme a nota, ainda existe um quadro suspeito no município, que aguarda resultado do exame. Dois casos foram descartados e 16 estão em monitoramento para síndrome gripal.

A Vigilância Epidemiológica Municipal, a Secretaria Municipal da Saúde e a Administração Municipal, ressaltaram que embora não tenham casos confirmados na região, as medidas preventivas precisam ser mantidas e intensificadas.

Publicidade

LEIA MAIS: Caso suspeito de coronavírus em Sobradinho deverá ser investigado

Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Saúde de Sobradinho esclarece que após a reavaliação do caso suspeito de Covid -19 em nosso município, o Centro de Operações de Emergência do Estado do RS – COE/RS orienta o seguinte: “Atualmente a Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde está discutindo a questão de confirmação com base somente na clínica. No entanto, no momento, tanto o Ministério da Saúde como a Secretaria Estadual da Saúde só confirmam casos por critério laboratorial ou por vínculo epidemiológico. Nesse caso, não há confirmação laboratorial, nem mesmo pelo teste rápido”. Assim mantém-se o atual quadro epidemiológico, com nenhum caso confirmado da Covid-19 em nosso município. A Secretaria Municipal da Saúde salienta que trabalha com transparência dos dados e que segue as orientações e protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, tanto para critérios de monitoramento quanto de confirmação dos casos.

Publicidade

A secretaria salienta ainda que mantém um caso suspeito em Sobradinho, o qual aguarda resultado de exame, dois casos descartados e 16 em monitoramento para Síndrome Gripal. A Vigilância Epidemiológica Municipal, bem como a Secretaria Municipal da Saúde e a Administração Municipal enfatizam que embora não tenhamos casos confirmados na região as medidas preventivas devem ser mantidas e intensificadas para que possamos mitigar as consequências da Covid-19 em nossa região.”

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.