Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DIRETO DA REDAÇÃO

Afinal, nem tudo parou

O primeiro semestre de 2020 chega ao final. Para a maioria das pessoas, que vivenciam essa rotina inesperada e imprevista (e talvez até irrepetível), olhar para trás e dimensionar os primeiros seis meses do ano certamente causa uma espécie de vertigem. Termos como quarentena, isolamento, distanciamento, restrição, máscara e tantos outros se tornaram corriqueiros. E como tal seguem.

Nos meios de comunicação, uma nova editoria se formou, a de coronavírus. Que é bem mais do que saúde, porque engloba segurança, prevenção, agenda social, efeitos drásticos na economia, por vezes desemprego ou interrupção no trabalho. Tal editoria permanece, e talvez permaneça por semanas ou meses, embora, por vezes, algumas pessoas manifestem um suposto “cansaço” para ler a respeito. Mas não se pode “cansar” de prevenir, porque seria perigoso: afrouxar nos cuidados simplesmente pode custar vidas.

Mas o segundo semestre está aí. E se ao longo de meses seções foram dedicadas a falar da quarentena, começa a se tornar inadiável falar de como sair dela. De preferência, para a normalidade. A exemplo do que fizeram muitos veículos de comunicação, a Gazeta do Sul também direcionou máxima informação e conteúdos voltados aos que precisaram ficar em casa. E muitos ainda seguirão em casa.

Publicidade

Porém, as seções criadas em virtude da pandemia de certo modo cumpriram sua missão. A série diária “Ler Faz Muito Bem”, por exemplo, terá sua última dica na próxima terça-feira, 30. Claro, os leitores seguirão recebendo as sugestões; só que a partir de quinta-feira colaboradores da Gazeta, entre jornalistas e colunistas, passarão a dar dicas de filme, álbum musical e livro, ao longo de todo o segundo semestre, sempre às terças e quintas.

Da mesma forma, colunas mantidas durante a pandemia encerram ao final de junho. É o caso de “Isolamento em Família”, do jornalista Ricardo Düren, e de “Dias de Quarentena”, da psicóloga Alessandra Steffens Bartz. Düren seguirá com crônica no Magazine, inclusive nesta edição, e Alessandra passará a escrever em periodicidade quinzenal sobre psicologia, alternando com a especialista em Direito Previdenciário Jane Berwanger.

A partir desta edição, e ao longo do segundo semestre, a Gazeta dedicará máxima atenção a temas relacionados com a retomada econômica, com a rotina social que favoreça a qualidade de vida, a sustentabilidade e, claro, a saúde. Com reportagem do jornalista Pedro Garcia sobre a construção civil, a Gazeta do Sul inaugura nesta edição ampla série de matérias para reforçar que, apesar da pandemia, o desenvolvimento de Santa Cruz do Sul e da região segue, com metas e planos traçados. E que tendem a ser cumpridos. E também o gerente executivo comercial Lau Ferreira reinicia a coluna “De Olho no Mercado”. Afinal, quando parte da rotina em sociedade foi colocada em suspenso, ainda assim nem tudo parou.

Publicidade

Boa leitura! E um bom final de semana para todos!

LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROMAR BELING

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.