Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SOBRADINHO

Câmara discute transporte escolar e abertura das canchas de bocha

Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Sobradinho, nessa segunda-feira, 3, foram pauta a situação das empresas do transporte escolar e a realidade das canchas de bocha diante da pandemia da Covid-19, além da inauguração da fábrica de produtos de limpeza Vitória. Foi aprovado um projeto de lei que autoriza o Executivo Municipal a firmar convênio visando a continuidade do trabalho de confecção de carteiras de identidade.

No uso da tribuna livre, a empresária Suzana da Rosa, representando a classe do transporte escolar, salientou a situação enfrentada diante da pandemia, destacando que a empresa está parada desde o dia 19 de março. Conforme Suzana, foi realizada uma reunião com o prefeito, mas até agora a Prefeitura não apresentou nenhuma solução para amenizar a situação. A classe pede que seja repassado um valor como uma forma de adiantamento para as empresas conseguirem se manter. Suzana frisou que não sabe se vai conseguir sustentar a empresa até o retorno das aulas presenciais, que não tem data prevista.

A empresária enfatizou que no contrato firmando com a administração municipal existe uma cláusula que fala sobre a manutenção do equilíbrio financeiro das empresas. Ela pediu o apoio dos vereadores para sensibilizar o prefeito e a assessoria jurídica, buscando encontrar um caminho para auxiliar a classe, que, segundo ela, foi abandonada. Suzana não defendeu o retorno das aulas, mas pediu que as empresas possam receber um recurso para conseguir quitar suas contas. Os vereadores ressaltaram que irão se reunir com o prefeito para tratar da questão. 

Publicidade

Também usando o espaço da tribuna, Rudi Mayerhofer, morador da localidade de Arroio Bonito, falou sobre a abertura das canchas de bocha. Tesoureiro da comunidade, ele ressaltou que não está fácil manter as contas em dia. Mayerhofer salientou que a comunidade havia se enquadrado nas exigências solicitadas pelos bombeiros, o que gerou despesas, que agora, com as portas fechadas, estão difíceis de serem quitadas. 

O vereador Jeferson Matana (PSB) disse se solidarizar com as situações relatadas na sessão. Ele enfatizou que “se a máscara protege, então não há nenhum problema em trabalhar com o uso do equipamento de proteção”. 

Valdecir Bilhan (PTB) parabenizou a fábrica de produtos de limpeza Vitória pela inauguração, diante de todos os percalços enfrentados durante três anos para colocar o local em funcionamento. O vereador ainda defendeu a possibilidade da Prefeitura ceder lotes para empresas se instalarem no Parque da Fejão.

Publicidade

Solange Guerreiro (MDB) se solidarizou com a situação das empresas de transporte escolar e salientou ainda que, como eles, os agricultores não receberam nenhuma ajuda por parte do governo. A vereadora voltou a defender o retorno das aulas. 

O vereador Luiz Freitas (PP) disse que muitas pessoas já perderam seus empregos durante a pandemia e defendeu que as atividades econômicas precisam ser retomadas. Freitas ainda destacou que uma das emendas que fará à LDO deste ano se refere ao turismo local, e também sobre a colocação de toldos nas unidades de saúde. O parlamentar ainda ressaltou que Sobradinho precisa investir na telemedicina.

Tuki Siman (PDT) disse que também vai apresentar LDO sugerindo aumento no valor repassado aos bombeiros voluntários. O parlamentar frisou que é preciso entrar em contato com a Unisc para saber se a instituição de ensino vai construir na área cedida pela Prefeitura e apoiou a manifestação de Suzana da Rosa.

Publicidade

A vereadora Maxcemira Trevisan (PTB) defendeu que o governador deveria dar autonomia para os prefeitos, já que, conforme ela, são eles que conhecem a realidade de cada município. Max ressaltou a inauguração da fábrica Vitória, destacando que a família comemora a abertura depois de uma luta intensa para concretizar o empreendimento. 

Éder Librelotto (PP) disse que falta coragem do prefeito em relação às empresas de transporte escolar, salientando que é preciso ajudar quem sempre se dedicou e prestou um serviço de qualidade para o município. O vereador também se solidarizou com as comunidades do interior. 

LEIA MAIS: Casos de Covid-19 em Sobradinho chegam a 17

Publicidade

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.