Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EDUCAÇÃO

Estudantes se preparam para o segundo dia do Enem

No domingo, 17, estudantes realizaram a primeira etapa da prova do Enem 2020. Os participantes solucionaram questões de linguagens e ciências humanas, além da redação. Em entrevista ao programa Giro Regional da Gazeta FM 98.1 a professora e proprietária da Oficina do Estudo – empresa que oferece cursos preparatórios para Enem, vestibulares e concursos públicos em Sobradinho -, Angela Ferraz, destacou que a abstenção de mais da metade dos candidatos foi ocasionada pela pandemia, já que, segundo ela, alguns se sentiram incapazes de fazer as provas porque não conseguiram estudar adequadamente diante do momento vivenciado. “Muitas pessoas não conseguiram se preparar do jeito que gostariam”, disse.

Em relação às provas do primeiro dia, Angela ressaltou que foi considerada por alunos e professores como de nível médio, sem muitas surpresas. A professora explicou que o Enem não leva em conta o número de acertos mas sim a avaliação por coerência dos acertos dos candidatos através da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Assim, se o candidato acerta questões consideradas difíceis e erra questões julgadas como fáceis, o sistema entende que ele “chutou” e acaba diminuindo a nota.

LEIA MAIS: Alunos são barrados no Enem por conta de limite de pessoas por sala

Publicidade

O tema da redação do Enem 2020 foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Angela acrescentou que este tema foi considerado bom pelos alunos. Conforme a professora, não podemos esperar o óbvio no Enem, que traz sempre um assunto envolvido em uma problemática social. “No cursinho foi trabalhado em um simulado um tema muito parecido com esse, que falava muito sobre doenças mentais na sociedade”, contou.

No próximo domingo, 24, ocorre o segundo dia de provas. Os participantes vão precisar solucionar questões de matemática e ciências da natureza. A abertura dos portões ocorre às 11h30, o fechamento às 13 horas. A prova tem início às 13h30 e encerramento às 18h30. A divulgação dos resultados individuais dos participantes devem ser divulgados em março.

LEIA MAIS: Candidatos de Santa Cruz consideraram difícil a prova do Enem

Publicidade

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.