Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Aniversário

Lagoa Bonita do Sul comemora 25 anos de emancipação e 21 de administração política

Na manhã desta sexta-feira, 16, o programa Giro Regional, da Gazeta FM, foi transmitido diretamente da Prefeitura de Lagoa Bonita do Sul, pela passagem do aniversário do município.

O atual prefeito, Luizinho Fagundes, o vice Leonir Francesquet, a diretora de Administração Jaqueline Machado Melchior, a presidente da Câmara de Vereadores Débora Busatto, a Rainha Évelin Alana Schirmer, o secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto Carlos Alexandre Lyra, o sargento João Vicente Unfer e o Deputado Estadual Adolfo Brito, falaram sobre a trajetória de desenvolvimento de Lagoa Bonita e prestaram suas homenagens ao vivo.

Foto: Gazeta da Serra

O prefeito Luizinho Fagundes relatou sobre sua vida política, destacando que junto com Leonir tem o compromisso de fazer com que o município continue crescendo, com o apoio de toda Administração e cidadãos: “Agradeço às pessoas que trabalharam na emancipação, os ex-prefeitos e todos que sempre pensaram no bem do município. Muito obrigado lagobonitenses, muito obrigado Lagoa Bonita do Sul, obrigada a minha família por eu estar aqui hoje ao lado do Leonir administrando esse município”.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Sidinei Bach é reeleito para novo mandato no Sindicato dos Trabalhadores Rurais

O vice-prefeito Leonir Francesquet salientou a importância de cada munícipe para o desenvolvimento do local: “O nosso município está desenvolvendo, crescendo, isso é um orgulho. Agradeço as pessoas que estão ao nosso lado nos elogiando e ajudando, nos apoiando nessa Administração, estamos buscando fazer o máximo que estiver em nosso alcance para que Lagoa Bonita do Sul continue desenvolvendo. Deixo aqui meu grande abraço a todo povo lagobonitense e parabéns ao município pelos 25 anos de Emancipação e 21 anos de Administração Política”.

A servidora Jaqueline Machado Melchior relatou, durante o programa, a história do município e a luta pela emancipação, fazendo um agradecimento a todas as pessoas que fizeram parte da Comissão Emancipacionista. Estiveram presentes ainda, os ex-chefes do Executivo: o primeiro prefeito, eleito em 2000, Arthur Joaquim Possebon (Tuia), e Gilnei Arlindo Luchese, que assumiu a prefeitura entre os anos de 2013 e 2020. Tuia relembrou os anos de luta pela emancipação e seu período à frente da Administração Municipal. Segundo ele, foram diversas viagens à Brasília e longos processos judiciais.

Publicidade

Quando da aprovação da emancipação pelo Senado Federal, a comemoração foi grande. “Quando viemos de Brasília, foram recebendo nós perto do Passa Sete, uma grande festa, uma alegria, uma coisa para chorar”, recordou da emoção do dia.

Gilnei Luchese falou sobre o trabalho realizado durante seus oito anos de administração, com apoio dos servidores, de sua família e da família de Luizinho. Lembrou as distintas obras, com destaque para a construção da Prefeitura Municipal, que se tornou um cartão-postal do município. O ex-prefeito agradeceu também à população por apoiar o trabalho desenvolvido. “Estamos nos 25 anos de emancipação. Nossa cidade está ficando cada vez mais bonita, um lugar bom de morar, uma cidade querida”, falou, parabenizando a toda comunidade.

Foto: Divulgação

A emancipação

Publicidade

Em 1991, Lagoa Bonita era distrito de Sobradinho e por apresentar condições favoráveis de desenvolvimento foi criada sua primeira Comissão Emancipacionista, a qual não teve êxito. Mais tarde, em 1995, outra Comissão de Emancipação foi criada e conseguiu atingir seu objetivo, criar o município de Lagoa Bonita do Sul.

Oficialmente o município foi emancipado em 16 de abril de 1996, através da Lei Estadual nº 10.758, promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, deputado José Otávio Germano. O governador da época, Antônio Britto, recorreu posicionando-se contrário à emancipação e o processo emancipatório ficou tramitando no TSE. Em 1º de outubro de 2000, após muito trabalho da Comissão de Emancipação e apoio da comunidade foi autorizada a acontecer as primeiras Eleições Municipais.

O nome “Lagoa Bonita” se originou devido a existência de uma lagoa chamada Lagoa da Raia. Nessa, havia uma cancha de carreira a qual iniciava dentro da lagoa em época de seca. Em 1928 a localidade de Lagoa da Raia passou a ser denominada de Lagoa Bonita.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Implantação do PAA em Lagoa Bonita do Sul começa em março

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.