Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Filme

Amigos do Cinema exibe ‘O Jovem Karl Marx’ nesta terça-feira

Ainda inédito no Brasil, com exibição em primeira mão pela Associação dos Amigos do Cinema de Santa Cruz do Sul, O Jovem Karl Marx, de Raoul Peck, escolhe como recorte os tempos iniciais de ativismo real e intelectual de Marx (interpretado por August Diehl). Em especial, sua amizade com Friedrich Engels (Stefan Konarske), seu relacionamento com a esposa, Jenny (Vicky Krieps) e outras personagens, como a operária Mary Burns, que fornece aos dois intelectuais a experiência real do que é ser uma trabalhadora na época da Revolução Industrial. Outros personagens surgem no retrato, como o anarquista Bakunin e o socialista Proudhon. 

O filme será exibido nesta terça-feira, a partir das 20 horas, no auditório da sede do Sindicato dos Bancários (Sindibancários, Rua Sete de Setembro, 489), com entrada franca. Após a exibição, a professora Maria Beatriz Oliveira da Silva, a Bia, do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), estará presente para comentar o filme. Seu lançamento se deu no início deste ano, no Festival de Cinema de Berlim. Em circuito normal, no Brasil, a previsão é que estreie no dia 17 de dezembro. Mas tem no YouTube numa versão com legendas em português. Formalmente impecável, embora, segundo alguns críticos, “sem muita imaginação”, O Jovem Karl Marx resgata uma época fundamental para o entendimento do que viria depois.

Antes de poder ser visto pelo público brasileiro, as resenhas críticas sobre o filme na Europa davam conta, em geral, de que se tratava de uma obra sobre a amizade entre Marx e Engels, ou sobre o contexto histórico-filosófico em que Marx iniciou sua trajetória intelectual e política. De fato, essas questões são bastante presentes no filme, mas, nem de longe são seu centro.

Publicidade

Fica claro que seu centro reside em evidenciar o quão importante foi Marx para a formação de uma consciência de classe revolucionária e científica para o proletariado lutar contra o capital. Quem assistir a O Jovem Karl Marx terá uma noção básica do contexto histórico vivido por Marx e Engels e sairá com a sensação de que as teses filosóficas, políticas e econômicas do marxismo superaram em muito as teses idealistas, utópicas e anarquistas dos demais pensadores da época.

SINOPSE

Aos 26 anos, Karl Marx embarca para o exílio junto com sua esposa, Jenny. Na Paris de 1844, ele conhece Friedrich Engels, filho de um industrialista que investigou o nascimento da classe trabalhadora britânica. Dândi, Engels oferece ao jovem Marx a peça que faltava para completar a sua nova visão de mundo. Entre a censura e a repressão, os tumultos e as repressões políticas, eles liderarão o movimento operário em meio à era moderna.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.