CONTEÚDO PATROCINADO 20/07/2020 19:39:51

Doenças circulatórias mais graves: quando procurar o cirurgião vascular?

Doenças arteriais estão fortemente ligadas a hábitos não saudáveis, como tabagismo e falta de exercícios físicos, e também a doenças crônicas, como diabetes e hipertensão

Apesar de sermos mais conhecidos pelos tratamentos de varizes, nós cirurgiões vasculares tratamos de um problema muito mais grave e urgente, que são as oclusões de artérias periféricas. Nestas, ocorre o entupimento das artérias (vasos que levam sangue com nutrientes aos tecidos) por coágulos, de forma instantânea ou ao longo dos anos, com a formação de placas inflamatórias de cálcio e gordura.

Neste grupo de doenças temos principalmente os acidentes vasculares cerebrais (derrames cerebrais), que são eventos súbitos; e oclusão das artérias abdominais e dos membros inferiores, podendo ser súbitos ou levar anos, ocasionando feridas nas pernas que não cicatrizam, dor intensa que impossibilita movimentação e até a necessidade de amputações.

As doenças arteriais estão fortemente ligadas a hábitos não saudáveis ao longo de muitos anos (tabagismo, obesidade, falta de exercício) e também a doenças crônicas não tratadas corretamente (diabete mellitus, pressão alta, colesterol elevado, entre outras). Quanto mais fatores você tiver, maior a chance de desenvolver este tipo de problema.  

Então, para se evitar este tipo de doença circulatória grave, é fundamental que as pessoas que possuem maior risco consultem periodicamente o cirurgião vascular para se fazer diagnóstico e iniciar tratamento mais precoce possível nos estágios iniciais da doença, evitando os resultados mais graves e os tratamentos cirúrgicos de maior risco.

O exame físico e a consulta médica feitos pelo especialista são fundamentais e, quando necessário, o exame de Ecodoppler arterial é o mais importante para avaliação complementar, pois não oferece nenhum risco ao paciente e determina o grau de estreitamento do vaso por placas que se formam ao longo dos anos. Se você possui fatores de risco e/ou história familiar de doenças arteriais, faça uma avaliação com cirurgia vascular. Busque a saúde da sua circulação.

Eu sou o Dr. Gustavo Goettert, médico, cirurgião vascular e endovascular. CREMERS 34845 | RQE 27736.

Queres saber mais sobre o assunto? Acessa minha página no Instagram: @drgustavofgoettert e Facebook @drgustavogoettert.

Clínica Angiocardio – (51) 3715-4280 | (51) 3713-1350 | WhatsApp (51) 98575-4530