Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CORONAVÍRUS

Municípios da região começam a flexibilizar quarentena

Foto: Alencar da Rosa

A partir desta segunda-feira, 30, Vale do Sol permitirá a reabertura e o funcionamento de indústria e comércio. Na quarta-feira, será a vez das lojas de Candelária ganharem autorização para funcionar novamente. Também nesta segunda ocorre um encontro entre entidades do setor e o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst (PSD), para debater uma possível reabertura ainda esta semana.

Em Vera Cruz, a Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária (Acisa) e Prefeitura aguardam um novo posicionamento do governo estadual para deliberarem sobre o tema.

Em Vale do Sol, o prefeito Maiquel Silva (PP) editou o decreto de calamidade pública, criando novas regras para o funcionamento de estabelecimentos. O novo texto determina que indústria e comércio poderão manter as atividades das 8 às 16 horas, com no máximo 50% dos funcionários e com limite de atendimento em 50% da lotação máxima prevista no Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). Já os serviços considerados essenciais mantêm os horários já aplicados.

Publicidade

Silva pede que sejam adotadas escalas, com revezamento de turnos e alterações de jornadas entre funcionários para reduzir aglomerações. Além disso, pede que sejam adotadas providências necessárias ao cumprimento das diretrizes sanitárias de distanciamento interpessoal de, no mínimo, dois metros, observadas as demais recomendações do Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde.

LEIA TAMBÉM: Os fatores que definem um caso ser suspeito de coronavírus

Eventos festivos, reuniões e as atividades em campos de futebol, canchas de bochas e casas noturnas, permanecem proibidos. Seguem também suspensos os eventos municipais e as aulas. O toque de recolher, que restringe a circulação de pessoas das 20 horas às 5 horas, com exceção de casos de extrema necessidade, continua em vigor.

Publicidade

Já em Candelária, o coordenador do gabinete de prevenção ao coronavírus, Dionatan Tavares, acompanhado pelos secretários municipais da Fazenda, Ênio Rohde, e da Saúde, Grazieli Priebe, detalharam as medidas em uma rede social.

Em relação ao funcionamento da Prefeitura, o serviço segue em turno único. As aulas em toda a rede pública e particular seguem suspensas. Prosseguem também suspensos os eventos, as competições esportivas e fechados os espaços esportivos e o Parque de Eventos.

As mudanças mais importantes, segundo Tavares, dizem respeito ao funcionamento do comércio, que poderá reabrir as portas na quarta, dia 1º de abril, e das indústrias, que poderão retomar as atividades no próximo dia 6. “Mas essa retomada, tanto no comércio, como na indústria, precisa seguir as regras e orientações dos órgãos governamentais e do Ministério Público do Trabalho”, enfatizou o secretário.

Publicidade

Mais 13 casos no Estado
O Laboratório Central do Estado (Lacen) divulgou nesse domingo, 29, mais 13 confirmações de infecção por coronavírus no Rio Grande do Sul. Agora são 239 casos confirmados para a doença e duas mortes. A Secretaria Estadual de Saúde informou que os novos casos foram identificados em dez moradores de Porto Alegre, um de Novo Hamburgo, um de Torres e outro de Canoas.

LEIA MAIS: Sobe para 239 número de casos de infecção com a Covid-19 no Estado

Cachoeira do Sul
De acordo com a Defesa Civil de Cachoeira do Sul, uma idosa de 90 anos, que estava internada no Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), morreu às 18 horas de sábado. Já na noite desse domingo, um homem de 74 anos também morreu. Ambos foram internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e tiveram material coletado para teste, mas os resultados ainda não foram enviados pelo Estado. Um terceiro paciente, um homem de 84 anos, segue internado em estado grave. Ele também teve material coletado para teste de coronavírus.

Publicidade

LEIA MAIS: Duas pessoas com suspeita de Covid-19 morrem em Cachoeira do Sul

Vera Cruz e Santa Cruz

Uma reunião entre o prefeito de Vera Cruz, Guido Hoff (PSB) e o presidente da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária (Acisa), Ubirajara de Almeida, estabeleceu que o município irá aguardar novas orientações do governo estadual.

O comunicado divulgado pela entidade mostra que ficou acordado entre o prefeito e a associação que as medidas de flexibilização – assim que publicadas pelo Estado – serão implantadas de forma imediata.

Publicidade

Em Santa Cruz do Sul, o prefeito Telmo Kirst (PSD) e representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindilojas reúnem-se nesta segunda para tratar de uma possível retomada do funcionamento do comércio no município nos próximos dias.

Amvarp discute assunto

A Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) realiza nesta segunda-feira uma assembleia extraordinária para discutir os decretos de calamidade pública e a possível retomada gradativa das atividades comerciais.

À frente da Amvarp, o prefeito de Rio Pardo, Rafael Barros (PSDB), disse que a intenção do grupo é buscar uma uniformidade entre os municípios sobre manter o isolamento social ou permitir a retomada do comércio e da indústria.

A assembleia vai ser conjunta entre a Amvarp e o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e inicia a partir das 14 horas, no Centro Regional de Especialidades Médicas, em Santa Cruz.

LEIA MAIS: HISTÓRIA: como Santa Cruz enfrentou a gripe espanhola

Ambulatório de campanha

Há uma semana em funcionamento, o ambulatório de campanha, instalado no Ginásio Poliesportivo de Santa Cruz do Sul, já atendeu 151 pacientes. De acordo com a Prefeitura, até o momento nenhum dos atendidos precisou ficar em observação.

O ambulatório funciona 24 horas por dia. A entrada é pelo portão 7 do Parque da Oktoberfest, na Avenida Independência. São atendidos moradores de Santa Cruz, com idades a partir de 13 anos, com sintomas leves a moderados de infecção pelo novo coronavírus – tosse, febre, calafrios e coriza, entre outros –, mas que não apresentem ainda a insuficiência respiratória.

LEIA MAIS: Ambulatório de campanha já atendeu 151 pessoas

No País, são 136 mortes

O Ministério da Saúde divulgou nesse domingo uma nova atualização dos dados sobre vítimas do coronavírus no Brasil. O número de mortes chegou a 136. De sábado para domingo, o total de óbitos aumentou em 22. São Paulo concentra 98 do total de mortes, seguido por Rio de Janeiro, com 17.

Os estados do Ceará e Pernambuco têm cinco casos cada, enquanto Paraná e Rio Grande do Sul têm duas cada um. Goiás, Rio Grande do Norte, Piauí, Amazonas e o Distrito Federal contabilizam uma vítima cada. Das pessoas falecidas, 39,2% eram mulheres e 60,8%, homens, enquanto 90% tinham mais de 60 anos e/ou eram pacientes com cardiopatias, diabetes, pneumopatia e condições neurológicas.

Balanço

Até esse domingo foram notificados 81 casos suspeitos de coronavírus em Santa Cruz do Sul. Desses, 67 são de moradores do município e 14 da região. O Laboratório Central do Estado (Lacen) descartou 56 casos, 46 deles de pacientes de Santa Cruz. O Município ainda aguarda o resultado de 25 amostras, 21 de pessoas de Santa Cruz.

Até a tarde desse domingo, um paciente seguia internado com suspeita de Covid-19 no município. Ele é morador de Santa Cruz e tem 51 anos. O paciente teria apresentado alterações nos exames de sangue e de imagem, e seguia no fim da tarde desse domingo internado no Hospital Ana Nery.

O boletim médico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, descrevia nesse domingo que o quadro do paciente era estável. Até a noite da última sexta-feira, havia duas pessoas internadas com suspeita da doença. Uma delas teve alta durante o fim de semana.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.