Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Atenção

Santa Cruz tem terceiro caso confirmado de coronavírus

Foram divulgados nesta quarta-feira, 29, os primeiros dois resultados positivos para o novo coronavírus feitos pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A informação é da Secretaria de Saúde do Município. Um deles é morador de Santa Cruz, enquanto o outro veio transferido de Bento Gonçalves. Ambos estão internados na UTI do Hospital Santa Cruz, no setor Covid-19.

O santa-cruzense tem 53 anos e histórico de viagens. Ele foi inicialmente atendido no Ambulatório de Campanha e apresentou sintomas como tosse, febre, dor de garganta, dor muscular, coriza, calafrios e alteração nos exames de imagem.

O segundo paciente tem 48 anos e é morador de Bento Gonçalves. Ele foi transferido para o HSC pela Central de Leitos do Estado e apresentou tosse, febre, dispneia, desconforto respiratório e redução de oxigênio no sangue. Embora os exames tenham sido feitos pela Unisc, os resultados também foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

Publicidade

LEIA TAMBÉM
Triagem nas paradas de ônibus testa a temperatura de 857 pessoas
Prefeitura de Santa Cruz reserva área em cemitério para vítimas da Covid-19

Com as novas confirmações, chega a três o número de moradores de Santa Cruz do Sul infectados pelo novo coronavírus. O primeiro foi um homem de 48 anos, que havia sido confirmado em 5 de abril, e já está recuperado e fora do isolamento.

Caminhoneiro, ele é natural de Paraíso do Sul, mas veio com a família para o Vale do Rio Pardo há 13 anos em busca de mais oportunidades e melhores condições de vida. Em Santa Cruz, ele trabalhou na maior parte do tempo como motorista de uma empresa, até ser demitido há três meses. Ele concedeu entrevista à Gazeta do Sul, quando explicou o contágio e contou sobre a rotina após o diagnóstico.

LEIA MAIS: Prefeitura de Santa Cruz reserva área em cemitério para vítimas da Covid-19

Publicidade

A supervisora médica da Atenção Básica do município, Clauceane Venzke Zell, que atendeu o primeiro confirmado no município, também conversou com a Gazeta do Sul após a divulgação do caso. À época, ela explicou a preparação da rede de saúde para enfrentar a doença e como foi o atendimento do paciente. Ele já cumpriu o isolamento e foi liberado.

LEIA MAIS:
“Está praticamente recuperado”, diz médica sobre primeiro paciente com Covid-19
Paciente de Santa Cruz que teve Covid-19 é liberado do isolamento

O segundo caso foi confirmado no dia 17 deste mês, após a realização do exame em um laboratório particular. Segundo a Prefeitura, o paciente teria consultado ainda no mês passado em Vera Cruz, por convênio. Havia retornado recentemente de São Paulo e Santa Catarina e solicitou à Secretaria de Saúde para realizar o exame, porém, como não se enquadrava mais nos critérios estabelecidos na época pelo Ministério da Saúde, não pôde ter a coleta feita. Por isso, buscou um laboratório privado, onde teve o resultado positivo. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, este paciente também já é considerado recuperado da doença.

Publicidade

Com a última atualização, Santa Cruz tem três pessoas internadas em UTI por causa da Covid-19: uma de Santa Cruz, uma de Bom Retiro do Sul e uma de Bento Gonçalves.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.