Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Novidade no Ensino Superior

Quatro cidades devem receber cursos de Medicina no Estado

Na próxima semana, o Ministério da Educação (MEC) deve anunciar as instituições brasileiras que estarão habilitadas a instalar novos cursos de Medicina. No total, 39 cidades de 11 estados vão ser apresentadas. Conforme informações do jornal Folha de S. Paulo, quatro cidades gaúchas também estão na lista: Erechim, Ijuí, Novo Hamburgo e São Leopoldo.

De acordo com a publicação, a medida deve representar o fim de uma “novela” que se desenrola há tempos. As reivindicações em favor da abertura de novos cursos no País foram lideradas pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Em agosto deste ano, a direção da entidade se reuniu com o ministro da Educação, Mendonça Filho, ocasião na qual foi firmado o compromisso para a publicação do resultado dos editais de seleção das entidades que irão implantar as novas faculdades.

O processo havia ficado parado após o Tribunal de Contas da União (TCU) ter suspendido o edital em agosto de 2015, acolhendo representação da União Nacional de Educação e Cultura. Em julho de 2016, porém, a seleção foi retomada em função da pressão de políticos e de prefeituras. Além disso, a FNP ingressou no processo e argumentou a favor da criação dos novos cursos.

Publicidade

No total, serão disponibilizadas 2.290 vagas nas 39 novas unidades. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.