Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Aprendizado

A turminha que se liga na robótica se classifica em Torneio

Uma turminha de oito alunos do Serviço Social da Indústria (Sesi) em Santa Cruz do Sul está a mil. Integrantes do projeto Aprender@Aprender robótica, estudantes entre 9 e 11 anos garantiram vaga para a final estadual do Torneio de Robótica First Lego League (FLL). A última fase da competição ocorrerá no próximo dia 10 em Sapucaia do Sul, na Escola Sesi de Ensino Médio. Caso vençam, serão classificados para o torneio nacional. A julgar pela empolgação dos alunos e dos elogios das professoras, todos estão preparados. 

Conforme a analista de educação Raquel Klafke e a orientadora pedagógica Vânia Ozorio, o torneio fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando os jovens a seguir carreira no ramo da engenharia, matemática e tecnologia. Basicamente, a garotada enfrenta dois desafios. Um deles é fazer com que robôs autônomos cumpram até 15 missões dentro de um tempo estipulado. O outro é investigar carências de suas regiões e buscar soluções inovadoras. 

Após um período de pesquisa, o grupo do Sesi, com o auxílio das monitoras Renata Fernandes e Stefany Kuhn, resolveu trazer para o torneio o tema “animais de estimação”. “Como o verão está chegando, propuseram a criação de um canil nos balneários aqui da região. Essa ideia surgiu porque todos eles fizeram pesquisas e identificaram a demanda”, explica Vânia. Depois desse processo, foi hora de buscar a ajuda de profissionais voluntários. São eles: a acadêmica de Arquitetura e Urbanismo Ana Maria Klafke, o biólogo Eduardo Lousado, o construtor Neri Siqueira e o veterinário do Canil Municipal, Tiago Marques.

Publicidade

Para dar conta do recado, os alunos, que frequentam o Sesi no turno inverso ao da escola, trabalham no projeto cerca de três horas e meia por semana. Na opinião da analista de educação Raquel Klafke, outro fator muito importante de estímulo para o trabalho é o apoio da família. “Nós percebemos um amadurecimento muito grande desses estudantes. Até aqueles que tinham um pouco mais de dificuldade para se comunicar evoluíram muito. A família, com certeza, auxilia nesse processo.” O diretor do Sesi em Santa Cruz, Saulo José de Oliveira, também destaca a atuação do grupo. Agora é torcer para o bom desempenho da equipe no próximo desafio. As matrículas para o projeto Aprender@Aprender estão abertas. Podem se inscrever apenas filhos de industriários. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (51) 3740 1800.

Saiba mais

Desde 2013, o Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) é o operador oficial do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), em parceria com a instituição americana First e o Grupo Lego, da Dinamarca. Na temporada 2015/2016, o Departamento Nacional da instituição é responsável pela operação de 11 torneios regionais e um torneio nacional, que poderá receber até 70 times de todo o País.

Publicidade


Estudantes devem comandar robôs em 15 diferentes missões

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.