Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Arte

Univates proporciona atividades ligadas à arte na próxima semana

 

Primeira edição do Arte na Universidade será realizada pela Univates na próxima semana. Mais de 25 atividades ligadas à arte serão realizadas no dia 27 de abril por professores e alunos da universidade ou por artistas da região. O evento marca o início da Área de Artes na Instituição e acontece por meio de oficinas, workshops, espetáculos, palestras, saraus, caminhadas, apresentações e intervenções.

A iniciativa tem como objetivo a visibilidade da área das artes, assim como a valorização dela na formação dos alunos. Nenhuma das atividades é obrigatória ou exige conhecimentos prévios por parte dos participantes. A programação completa pode ser conferida no site. O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral, incluindo alunos de Ensino Médio.

Publicidade

Atrações

Entre as atrações do evento estão apresentações do Grupo de Teatro da Univates, que não possuem inscrição e ocorrerão pelo campus. Coordenada por Pablo Capalonga, a intervenção Aproximações leva o poema de mesmo nome até um local antes inusitado para uma encenação: a mesa de um bar. “Entre garrafas, pires e xícaras, uma pequena história desenrola-se sobre este novo palco, intimamente próximo do público, que escuta quase que ao pé do ouvido a voz dos atores que ali estão”, conta o diretor.

Outro destaque no evento é o concerto didático interativo de Lucas Brolese intitulado Mestiçagem Musical Brasileira. A atividade inicia às 19h10min no auditório do Prédio 7. Os arranjos incluirão a fusão dos gêneros brasileiros com elementos da música mundial e serão adaptados para a participação instruída da plateia, batucando com palmas e percussão corporal a célula rítmica básica ou cantando as melodias das canções. “Esse projeto pretende levar informações sobre a diversidade da cultura musical brasileira, estimular as ações colaborativas na arte e contribuir na formação de plateias”, explica Brolese, que se apresenta acompanhado por um trio formado pelo saxofonista/flautista Neco Eidelwein, o acordeonista Igor da Cruz e o percussionista Juliano Petry, além de outras participações especiais.

Publicidade

O Trio Mafuá também estará presente na ocasião. O show “Da Pampa ao Sertão” será no laguinho da Univates a partir das 19h10min e apresenta releituras de obras de grandes compositores da música regional gaúcha e do centro do Brasil em gêneros como milonga, chamamé, choro, tango e baião. O grupo formou-se em 2011 e é composto por Fernando Graciola (violão), Gabriel Opitz (bandolim) e Ronison Borba (acordeon).

O Atemporalidades é uma atividade do projeto de extensão Interfaces – Formação Pedagógica e Pensamento Nômade e envolve intervenções artísticas como música, literatura e outras formas de expressão artística. As intervenções são realizadas em espaços variados com objetivo de “suspender o tempo”. No Arte na Universidade as intervenções ocorrerão pelo campus. 

As inscrições podem ser realizadas aqui. Apenas as apresentações no anfiteatro do Prédio 9 ou em espaços abertos para grandes públicos não terão inscrição prévia. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.