Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Atenção, estudantes!

Tudo o que você precisa saber para a prova do Enem neste domingo

Apesar da chegada do nervosismo, o momento é de tentar relaxar. A dica é para os estudantes que irão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 na tarde deste domingo, 4. Somente em Santa Cruz do Sul, município com mais inscritos do Vale do Rio Pardo, 3.594 pessoas se inscreveram para fazer a prova. Na região, são 7.023 alunos.

LEIA MAIS: Inscrições no Enem 2018 caem 14,34% na região

Para diminuir a tensão, é importante ficar atento a alguns quesitos:

Publicidade

Horários

O Ministério da Educação (MEC) já alertou os estudantes que já a partir do primeiro dia da aplicação das provas, o país terá quatro fusos horários diferentes. Devido ao horário de verão, que entrará em vigor também neste domingo, os portões dos locais de realização do exame serão abertos e fechados em horários diferentes nos estados.

No Rio Grande do Sul, os portões das escolas abrem ao meio-dia e fecham às 13 horas. A aplicação das provas começa às 13h30 e vai até as 19 horas, neste domingo. O tempo de permanência mínimo na sala de prova é de duas horas. Os alunos só poderão levar o caderno de questões para casa se saírem do local no mínimo 30 minutos antes do encerramento do exame.

 

Publicidade

Transporte

Para os alunos que realizam as provas em Santa Cruz do Sul, o Consórcio TCS abriu horários especiais no transporte coletivo. Para quem vai de carro até o local da prova, é bom sair com antecedência e prever que o trânsito vai estar mais intenso do que o normal. 

Confira os horários dos ônibus:

Bairro/Centro/Unisc

11h25 – Murtinho
11h30 – Esmeralda Flamengo – Menino Deus/Tumelero
11h30 – Agnes/Kampf
11h50 – Santuário/Rodoviária/Centro/Unisc
12 horas – Carlota Rauber/São João Utravarp
12h20 – Linha Santa Cruz/Unisc
12h25 – Murtinho
12h30 – Esmeralda Flamengo/Menino Deus Tumelero

Publicidade

Unisc/Centro/Bairro

16h30 – Unisc/Santuário
16h50 – Agnes/Kaemfp
17 horas – Murtinho
17h05 – Agnes/Kaempf
17h15 – Linha Santa Cruz
17h45 – Unisc/Santuário
17h40 – Unisc/Centro/Rodoviária
17h50 – Agnes/Kaempf
17h55 – Unisc/Santuário
18 horas – Murtinho
18h05 – Agnes/Kaempf
18h30 – Carlota Rauber/ São João Utravarp
18h40 – Linha Santa Cruz
18h40 – Unisc/Centro/Rodoviária
19 horas – Menino Deus/Tumelero – Esmeralda/Flamengo

 

Publicidade

O que levar?

Caneta

O essencial para fazer as provas são a caneta tinta preta e material transparente e um documento oficial de identificação com foto. Preencher a lápis, com caneta azul ou colorida é critério de eliminação: o Enem só pode ser feito com caneta preta.

Documentos

As opções de documento válidas são: carteiras de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar e Polícia Federal; Carteira de Trabalho e Previdência Social; passaporte; Carteira Nacional de Habilitação, com fotografia e identidade funcional.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta que carteiras de identidade digitais não poderão ser usadas como documentação, pois a identidade é solicitada dentro da sala de provas, onde o uso de aparelhos celulares não é permitido.

Publicidade

Cartão de Confirmação da Inscrição

É aconselhável que o candidato leve impresso o Cartão de Confirmação de Inscrição. Lá, estão o local de prova, opção de língua estrangeira escolhida, entre outras informações específicas de cada participante. O cartão pode ser acessado na Página do Participante ou pelo aplicativo do Enem 2018, disponível para download na App Store e na Google Play. É preciso informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição.

Lanche

Os estudantes poderão levar para o exame, que tem duração de 5 horas e 30 minutos neste domingo, um lanche. Conforme o Inep, caso esse lanche seja caseiro e não esteja embrulhado em material transparente como papel filme, ele será fiscalizado antes de ser liberado.

 

O que não levar

Os seguintes itens são proibidos no Enem: borracha; caneta de material não transparente; corretivo; dispositivos eletrônicos, como wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3, relógio e alarmes; fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens; impressos e anotações; lápis; lapiseira; livros e manuais.

Antes de entrar na sala de prova, os participantes deverão guardar no envelope porta-objetos, fornecido pelo aplicador, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados. Também deverão ser guardados todos os itens proibidos no Enem. Segundo o Inep, o envelope porta-objetos deverá ser lacrado e identificado pelo participante antes de ingressar na sala de provas, e ser mantido até a saída definitiva do local debaixo da carteira durante a realização das provas.

 

Dicas

1 – Não estude no dia da prova. Durma cedo no dia anterior e relaxe a mente;
2 – Coma alimentos saudáveis e respeite os horários das refeições;
3 – Separe o material necessário para a prova com antecedência;
4 – Fique ligado quanto aos enunciados, pois as questões pedem um bom raciocínio lógico e a resolução prática de problemas;
5 – Não se prenda às questões difíceis, pule para aquelas que você sabe e depois, com calma, retorne;
6 – Chegue com antecedência. O horário de verão estará vigente e ninguém pode entrar depois do fechamento dos portões.

LEIA MAIS: Dicas preciosas para o primeiro dia de provas do Enem

*Com informações da Agência Brasil, Governo do Brasil e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.