LIBERAÇÃO 22/10/2020 14h29 Atualizado às 16h10

Estado antecipa retorno das aulas presenciais do Ensino Fundamental

Cronograma foi adiantado a pedido dos municípios. Na rede estadual, volta dos anos iniciais segue prevista para 12 de novembro

Previstas para serem liberadas em 12 de novembro, as atividades presenciais nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Rio Grande do Sul estarão autorizadas a partir da próxima quarta-feira, 28. Para a mesma data já estava prevista a liberação do retorno das aulas dos anos finais do Ensino Fundamental.

A decisão foi tomada após debate do Gabinete de Crise nesta quinta-feira, 22, e atende a demandas de alguns municípios, que já retomaram as aulas e, com rigorosos protocolos, planejam a retomada de todos os níveis. Um exemplo é Lajeado, que enviou o pedido à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam), deliberado nesta quinta-feira, 22, pelo Gabinete de Crise.

LEIA MAIS: Estudo indica como vírus se espalha em uma sala de aula


Uma vez que os indicadores de propagação do coronavírus seguem em queda, o Gabinete de Crise optou por acatar o pedido e fazer a antecipação. O calendário segue sendo uma liberação às aulas presenciais. Os pais e responsáveis que preferirem manter os filhos em casa, com ensino remoto, têm autonomia para fazê-lo.

Na tarde desta quinta, o Executivo estadual esclareceu que a antecipação vale apenas para as redes municipal e privada, nos municípios em que as Prefeituras decidirem antecipar o retorno. Na rede estadual de ensino, os anos iniciais do Ensino Fundamental poderão voltar somente a partir de 12 de novembro.

O cronograma de levantamento das restrições a atividades presenciais nas escolas foi divulgado pelo governo do Estado em 1º de setembro. As aulas da Educação Infantil foram retomadas, nas cidades em que os prefeitos assim definiram, em 8 de setembro.

LEIA TAMBÉM
Veja perguntas e respostas sobre a volta às aulas presenciais na rede estadual
Governador divulga protocolos para a volta às aulas presenciais


Em seguida, foi a vez das instituições privadas e federais de ensinos Superior, Médio e Técnico, autorizadas a voltarem em 21 de setembro. Nesta semana, a partir do dia 20 de outubro, deu-se início ao processo de retomada das aulas nas escolas estaduais de Ensino Médio.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS