Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saiba mais

Entenda por qual motivo o segundo domingo de agosto é Dia dos Pais

Diferente de outras comemorações, o Dia dos Pais não possui uma data fixa. No Brasil, é sempre comemorado no segundo domingo de agosto. A homenagem teve início em 1953 e, em um primeiro momento, tinha uma data definida: 16 de agosto.

O Dia dos Pais começou a ser comemorado nos Estados Unidos, em 19 de junho de 1910. Na ocasião, Sonora Louis Dodd quis homenagear seu pai, William Jackson Smart, que fazia aniversário naquela data. Ele era um veterano de guerra e, após a morte da esposa, criou sozinho os filhos.

A homenagem de Sonora começou na cidade em que moravam, Spokane, em Washington, mas acabou se alastrando por todo o País. Até que, em 1966, o então presidente, Richard Nixon, declarou que o terceiro domingo de junho seria o dia oficial da comemoração.

Publicidade

Já no Brasil, a comemoração teve início no dia 16 de agosto de 1953. O publicitário Sylvio Bhering, na época diretor do jornal O Globo, criou a homenagem como uma forma de associar a data a São Joaquim, pai de Maria. No entanto, nos anos seguintes, a data também foi deslocada para um domingo, o segundo do mês de agosto, e assim permanece até os dias de hoje.

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.