Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tricolor de novo

Grêmio é bicampeão da Recopa sobre o Independiente

Em 1996, em Kobe, no Japão, foi com uma goleada de 4 a 1 que o Grêmio, então bicampeão da Copa Libertadores, sagrou-se campeão da Recopa Sul-Americana em cima do Independiente, o vencedor da Supercopa do ano anterior. Agora, 22 anos depois, o Tricolor tricampeão da América faturou o clube argentino, ganhador da Copa Sul-Americana de 2017, para ser bicampeão da Recopa. Mas a conquista foi mais árdua.

No lugar de um jogo só no outro lado do planeta, as equipes se enfrentaram em dois. O primeiro terminou em 1 a 1 em Avellaneda, na Argentina, na quarta-feira passada, 14. Uma semana depois, neste dia 21 de fevereiro, o empate foi sem gols em 120 minutos na Arena, em Porto Alegre. A decisão foi para os pênaltis.

Os batedores do Grêmio – Maicon, Cícero, Jael, Everton e Luan – acertaram as cobranças. Gaibor, Meza, Domingo e Romero marcaram para o Independiente. O último tiro foi de Benítez e aí brilhou a estrela de Marcelo Grohe. O goleiro socou a bola e ela tocou no travessão – vitória tricolor por 5 a 4.

Publicidade

PRIMEIRO TEMPO
O Tricolor foi para cima do time argentino e logo no primeiro minuto Everton bateu da meia esquerda com perigo. Campaña segurou firme. O Cebolinha chegou ainda mais perto aos 8 minutos, quando recebeu bela assistência de Alisson, driblou o goleiro e tocou para o gol, mas Amorebieta evitou quase na linha.

O Independiente teve um alívio e conseguiu procurar o gol aos 10. Fernández chutou, Marcelo Grohe deu rebote, mas o atacante finalizou para fora. O Grêmio respondeu em seguida. Everton chutou cruzado e Campaña espalmou. Cícero pegou a sobra e bateu em cima da zaga. Alisson ainda completou para grande defesa do goleiro, porém o jogador gremista já estava em impedimento.

Renato foi obrigado a efetuar uma alteração no Grêmio aos 22 minutos. Léo Moura deixou o campo com dores na coxa direita e Paulo Miranda assumiu a lateral. O Independiente ameaçou de novo aos 27. Fernández cobrou falta colocado e errou o alvo. O Tricolor respondeu em chute de Alisson dentro da área. Houve desvio, mas Campaña estava atento e pegou.

Publicidade

Luan perdeu um gol incrível aos 37 minutos. Pedro Geromel lançou a bola ainda do campo de defesa, Cícero desviou de cabeça e o meia-atacante gremista finalizou na área à direita da meta. Logo depois, Amorebieta acertou as travas da chuteira esquerda no peito de Luan numa dividida. O árbitro Enrique Cáceres consultou o assistente de vídeo e expulsou o zagueiro argentino.

SEGUNDO TEMPO
Como na primeira etapa, o Grêmio partiu para cima do Independiente, sempre com Everton como o mais perigoso. Aos 2 minutos, ele chutou da entrada da área e Campaña segurou firme. O goleiro pegou outra boa tentativa do Cebolinha aos 9. A pressão era toda tricolor e Alisson parou no bloqueio da zaga aos 19.

O centroavante Jael, que havia ingressado no lugar do volante Jailson aos 16, progrediu pela ponta direita e bateu do bico da grande área para nova defesa segura do bom goleiro Campaña aos 23. Cinco minutos depois, Alisson e Kannemann tentaram de dentro da área e foram bloqueados pela zaga.

Publicidade

Jael estava a fim de marcar o primeiro gol dele pelo Grêmio e tentou em chute frontal aos 35, porém a bola fez uma curva e passou à direita do alvo. O Tricolor rondou a área adversária e o time argentino cercou bem, dificultando espaços para finalização. Uma nova boa conclusão gremista surgiu somente aos 45, em chute rasteiro de Everton que, de novo, parou nas mãos de Campaña. A decisão foi para a prorrogação de 30 minutos.

PRORROGAÇÃO
O panorama do segundo período do tempo normal se manteve no primeiro do extra, com o Grêmio ocupando o campo ofensivo e o Independiente se defendendo bem. Até que, aos 6 minutos, Maicosuel descolou o cruzamento da direita e Jael, no segundo poste, cabeceou no travessão, com Campaña batido no lance.

A Arena inteira pediu pênalti de Franco em cima de Jael, em mais uma tentativa de cabeceio do atacante gremista, mas Enrique Cáceres sonegou a falta aos 10 minutos. Na sequência, em um erro de Paulo Miranda na lateral direita, Benítez foi a linha de fundo e cruzou, porém Silvio Romero não alcançou a bola. Os tricolores pediram mais um pênalti aos 15, dessa vez de Benítez com o braço, e Cáceres outra vez discordou.

Publicidade

Em cobrança de falta por Jael aos 3 minutos do segundo tempo, a bola desviou na barreira e obrigou Campaña a mais uma grande defesa. Aos 5, Maicosuel tabelou com Jael e acabou travado pela zaga no chute. O Independiente levou perigo em tiro de canto aos 9. Meza, livre de marcação no segundo poste, cabeceou no canto oposto e errou o alvo.

Para os 5 minutos finais, Renato mandou o meia-atacante Lima ao jogo no lugar do lateral Bruno Cortez. O Grêmio voltou para a pressão e uma conclusão de Cícero na marca do pênalti errou o alvo porque a bola desviou em Franco e foi a escanteio aos 13 minutos. Em seguida, aos 14, Maicosuel bateu da entrada da área e Campaña se esticou todo para dar um tapa na pelota e evitar o gol tricolor. Decisão nos tiros livres da marca do pênalti.

DECISÃO NOS PÊNALTIS
Grêmio:
Maicon, Cícero, Jael, Everton e Luan acertaram
Independiente: Gaibor, Meza, Domingo e Romero acertaram; Marcelo Grohe defende o chute de Benítez

Publicidade

RECOPA SUL-AMERICANA 2018 – JOGO 2
GRÊMIO 0 a 0 (5 a 4) INDEPENDIENTE

Data e hora: 21 de fevereiro, quarta-feira, 21h45
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Árbitro: Enrique Cáceres (Paraguai)
Cartões amarelos: Alisson, Pedro Geromel e Paulo Miranda (Grêmio); Rodríguez, Gastón Silva e Gaibor (Independiente)
Cartão vermelho: Amorebieta (Independiente)

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Léo Moura (Paulo Miranda), Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez (Lima); Jailson (Jael), Maicon, Cícero, Alisson (Maicosuel) e Everton; Luan
Técnico: Renato Portaluppi

INDEPENDIENTE
Campaña; Bustos (Gutiérrez), Franco, Amorebieta e Gastón Silva; Domingo, Gaibor, Meza, Rodríguez (Benítez) e Menéndez (Silvio Romero); Fernández (Figal)
Técnico: Ariel Holan

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.