Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Copa América

Brasil estreia com goleada sobre a Bolívia em São Paulo

A seleção brasileira estreou com o pé direito no grupo A da Copa América. Após um primeiro tempo sem vazar a defesa adversária, o time do técnico Tite se impôs na etapa complementar e goleou a Bolívia por 3 a 0 na noite desta sexta-feira, 14, no Morumbi, em São Paulo. Destaque para o meia do Barcelona, Phillipe Coutinho, autor de dois gols – Everton, do Grêmio, fechou o placar. O Brasil volta a campo na próxima 18, para enfrentar a Venezuela, às 21h30, na Arena Fonter Nova, em Salvador.

PRIMEIRO TEMPO

A seleção foi a campo com o seu novo uniforme (camisa branca, calção azul, e meias escuras), alusivo à Copa América de cem atrás, quando o Brasil ganhou a competição pela primeira vez. A equipe de Tite começou pressionando a Bolívia, que não conseguia sair de trás. Logo aos 4 minutos, Philippe Coutinho cobrou escanteio da direita, Thiago Silva desviou e Lampe defendeu no reflexo. Na sequência, Daniel Alves bateu falta, mas mandou por cima da meta do goleiro boliviano.

Publicidade

O time canarinho se mantinha na frente e criando oportunidades. Aos 6, David Neres cruzou para o meio, Coutinho se preparou para finalizar, mas a defesa afastou o perigo. Quatro minutos depois, Coutinho cobrou escanteio da esquerda, Thiago Silva subiu sozinho e cabeceou pela linha de fundo. O Brasil usava muito os lados do campo, apostava nos cruzamentos, mas ninguém conseguiu finalizar com perigo.

Aos 20, o VAR entrou em ação. Saucedo disputou a bola com Casemiro e deixou o cotovelo no queixo do brasileiro. Ao revisar o lance, o árbitro argentino Néstor Pitana aplicou apenas cartão amarelo para o volante boliviano. O primeiro chute dos visitantes só aconteceu aos 24, quando Marcelo Moreno, ex-Grêmio, tentou de fora da área, mas o arremate saiu sem direção.

Depois de imprimir um ritmo mais forte no início, a seleção passou a trocar passes com mais calma e o ritmo do jogo caiu. Aos 29, Lampe errou na saída de bola, Richarlison ficou com a sobra na intermediária e, mesmo com o arqueiro fora do gol, finalizou em cima de Jusino. Apesar do amplo domínio do Brasil, o primeiro tempo terminou com placar em branco e vaias da torcida. 

Publicidade

SEGUNDO TEMPO

Com apenas 4 minutos de bola rolando, o VAR foi acionado mais uma vez na hora em que Richarlison concluiu, dentro da área, e a bola tocou no braço de Jusino. Depois de revisar o lance, Néstor Pitana confirmou a penalidade para o Brasil. Coutinho bateu forte no canto direito de Lampe, que não alcançou – 1 a 0. Aos 7, a seleção ampliou o placar. Firmino recebeu livre pela direita e cruzou na medida para Coutinho, que testou para o fundo da rede – 2 a 0. Foi o 16º gol dele com a amarelinha.

Aos 9, a Bolívia buscou o ataque. Justiniano cobrou a falta da direita, Jusino tentou o desvio de cabeça, mas mandou para fora. O técnico Tite trocou pela primeira vez aos 19, colocando Gabriel Jesus na vaga de Firmino. Aos 25, Gabriel Jesus apareceu pela linha de fundo, cruzou rasteiro, e Lampe ficou com a bola. Aos 32, Coutinho cobrou escanteio e Thiago Silva cabeceou para defesa segura do goleiro boliviano.

Publicidade

Três minutos mais tarde, Everton Cebolinha substituiu David Neres e, aos 38, William ingressou na vaga de Richarlison. Logo em seguida, o Brasil fez 3 a 0 com direito a um golaço de Cebolinha. O atacante gremista recebeu pela esquerda, cortou para o meio da área e soltou uma pancada no canto esquerdo de Lampe. Sem força ofensiva, a Bolívia só ameaçou aos 42. Vaca recebeu na meia-lua, girou e chutou para defesa tranquila de Alisson. Pouco antes do apito final, as vaias dos torcedores no primeiro tempo deram lugar a gritos de olé pelo bom futebol do Brasil.

COPA AMÉRICA
1ª RODADA
GRUPO A
BRASIL 3 a 0 BOLÍVIA

Data e horário: Sexta-feira, 14 de junho, 21h30
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo
Arbitragem: Néstor Pitana, com Hernán Maidana e Juan Pablo Belatti (Argentina)
Gols: Brasil – Philippe Coutinho (4/2º e 7/2ºT) e Everton (39/2ºT)
Cartões amarelos:
Philippe Coutinho (Brasil); Saucedo (Bolívia)

Publicidade

BRASIL
Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís; Casemiro, Fernandinho e Philippe Coutinho; Roberto Firmino (Gabriel Jesus), Richarlison (Willian) e David Neres (Everton)
Técnico: Tite

BOLÍVIA
Lampe; Diego Bejarano, Haquin, Jusino e Marvin Bejarano; Justiniano, Saucedo (Wayar), Castro (Ramiro Vaca), Chumacero e Saavedra (Vaca); Marcelo Moreno
Técnico: Eduardo Villegas

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.