BRASILEIRÃO 14/10/2020 15h56

Grêmio recebe o Botafogo em confronto direto

Com os retornos de Geromel, Matheus Henrique e Alisson, Tricolor ainda busca recuperação no campeonato

O Grêmio não vence dois jogos seguidos desde agosto. No Brasileirão, ainda não conseguiu a marca. Para acabar de vez com as oscilações e a consequente desconfiança do torcedor, o técnico Renato Gaúcho aposta no retorno do capitão Pedro Geromel para resgatar a segurança defensiva e iniciar a tal arrancada que prometeu. Às 19h15, na Arena, o time recebe o Botafogo, pela 16ª rodada.

Pedro Geromel está recuperado da Covid-19 e reforça o remodelado time que enfrenta os cariocas em casa. O zagueiro, além da firmeza atrás e das orientações aos companheiros, adora aparecer no ataque e marcar seus gols.

Kannemann, outro titularíssimo do setor, que também contraiu o coronavírus, ainda aprimora a parte física e continua fora, assim como o meia Jean Pyerre. Ao lado de Geromel, Renato escala Rodrigues, já que Paulo Miranda sente dores musculares e David Braz foi expulso na derrota de 2 a 1 para o Santos, no último domingo, na Vila Belmiro.

LEIA MAIS: Com dois gols de pênalti, Grêmio perde na Vila Belmiro


Porém, outros retornos importantes são celebrados. O volante Matheus Henrique, que cumpriu suspensão na rodada passada, e o atacante Alisson, poupado pelo desgaste físico, estão de volta. A dúvida no meio-campo fica entre Robinho e Maicon, que não tem condições físicas para aguentar os 90 minutos.

O Grêmio ocupa somente o 14º lugar, dois pontos a mais que o Corinthians, primeiro da zona de rebaixamento. Será o confronto dos “reis do empate”, já que o Tricolor ficou na igualdade oito vezes na competição, diante de nove dos visitantes. Mas esse resultado é considerado péssimo para ambos.

“Nós passamos por momentos difíceis, onde perdemos alguns jogadores e nossa equipe ficou um pouco mais fragilizada no sentido do entrosamento. Agora, a tendência é melhorar e jogar como gostamos, com posse de bola e pressionando o adversário. Nós temos tempo para nos recuperarmos ainda em todas as competições”, disse o centroavante Diego Souza, que voltou a marcar no duelo contra o Peixe.

A direção gremista emprestou o meia Patrick ao Vasco da Gama, até dezembro de 2021. Como parte do acordo, ele estenderá o seu vínculo com o clube gaúcho, que se encerraria no fim de 2022, por mais um ano, ou seja, até o fim de 2023.

Botafogo quer pôr fim a jejum

O Botafogo venceu o Grêmio por 1 a 0 na última rodada do Brasileirão de 2016. Aquele triunfo foi o último do time pela competição diante de um grande fora do Rio de Janeiro. Nesta quarta, a Estrela Solitária tenta pôr fim a esse jejum de 24 jogos para começar a sonhar com “coisas melhores” na elite.

Depois de passar dez jogos sem uma mísera vitória e agonizar na zona de rebaixamento, o Botafogo derrotou Palmeiras e Sport Recife, ambos por 2 a 1, e agora quer manter o embalo. A meta é afastar de vez o fantasma do rebaixamento. Invicto nos três jogos em que dirigiu a equipe no Brasileirão, o técnico Bruno Lazaroni não poderá contar com os zagueiros titulares Marcelo Benevenuto e Rafael Forster, por causa de suspensão.


BRASILEIRÃO

Local: Arena, em Porto Alegre

Quando: 19h15 desta quarta-feira, 14 de outubro de 2020

GRÊMIO
Vanderlei; Orejuela, Geromel, Rodrigues e Bruno Cortez; Lucas Silva, Matheus Henrique e Robinho ou Maicon, Alisso e Pepê; Diego Souza.
Técnico: Renato Portaluppi

BOTAFOGO
Diego Cavalieri; Kevin, Kanu, Sousa e Victor Luís; Rentería, Caio Alexandre e Honda; Rhuan, Matheus Babi e Pedro Raul.
Técnico: Bruno Lazaroni

Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira (SP) com Danilo Ricardo Simon Manis e Daniel Luís Marques
VAR: José Cláudio Rocha Filho
Rádio: Gazeta FM 107.9 e Rio Pardo FM 103.5
Portal Gaz: Minuto a Minuto com Guilherme Athayde
TV: Premiere

LEIA MAIS: Gaciba defende VAR e reforça decisão em jogo do Grêmio