Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BEM-ESTAR

Condia Mendes quer correr 21 quilômetros no dia em que completa 70 anos

Foto: Alencar da Rosa

Condia Mendes (ao centro) integra grupo de corridas e, além do benefício da prática esportiva, convive diariamente com os amigos

Em 2015, a cirurgiã-dentista Condia Mendes pesava 100 quilos e tinha sérios problemas por causa de uma gravíssima apneia do sono. O que antes era um incômodo transformou-se em superação e exemplo de como a atividade física é fundamental para o bem-estar. No dia 7 de novembro, ela completa 70 anos com a saúde em dia. Somado aos exercícios, ela inclui um ingrediente fundamental nesse processo: a amizade, depois que passou a fazer parte da equipe GuitFitness, de Santa Cruz do Sul.

Condia se prepara para mais um desafio neste mês: os 3 quilômetros da Corrida Virtual Centro Médico de Especialidades do Hospital Ana Nery, em parceria com a Gazeta Grupo de Comunicações. Os primeiros passos começaram em julho de 2016, por meio de indicação da técnica Guiomar Ferreira. A corrida de rua intensificou-se após a descoberta da apneia, em um exame de polissonografia. A recomendação era, inclusive, a de que usasse um aparelho CPAP (compressor de ar silencioso, utilizado no tratamento).


LEIA MAIS: Premiação diferenciada aos vencedores da prova

Publicidade

Sem precisar recorrer a essa medida, os resultados são positivos. E os conselhos também. “Me sinto muito feliz após cada treino, a adrenalina sobe a cada conquista. Tive que trabalhar vários pontos de incertezas, a Guiomar sempre percebeu as dúvidas e começou a trabalhar. Isso comigo não é fácil, mas sou determinada, persistente, disciplinada e teimosa”, salientou Condia.

Condia chegou a ter grave apneia do sono


No dia do aniversário, o objetivo é percorrer 21 quilômetros – hoje ela faz 18. “Quero mostrar que, com persistência, consegue-se tudo”, frisou. Ao todo, são quatro treinamentos por semana, além de duas atividades funcionais personalizadas. “Comece a correr e veja o enorme prazer de completar trajetos e de ter amigos”, receitou Condia.


“É uma imensa satisfação”, diz Guiomar

Publicidade

Antes de correr, em 2016, Condia começou a fazer caminhadas com a técnica Guiomar Ferreira, em outubro do ano anterior. “Ela tem muita disciplina, não falta aos treinos e escuta o que eu falo. O objetivo principal é a saúde e o bem-estar. Tenho muito cuidado por onde treino, por causa das quedas, ela tem pino no tornozelo (devido a uma lesão caminhando na praia), o que dificulta o movimento”, explicou a treinadora.

Guiomar orienta a aluna nas atividades


Guiomar mostrou-se orgulhosa com a aluna. “Para mim, é uma imensa satisfação. Me sinto realizada em ver a Condia chegando aos seus 70 anos correndo. Ela odiava corrida (risos) e agora é o amor da vida dela”, celebrou. “Na minha opinião, ela já superou os maiores desafios. As primeiras competições, ela ficava meia ansiosa pois não queria ficar por último. Trabalhamos isso, falei que o desafio seria com ela mesmo. E assim começou a curtir mais e não parou”, confidenciou.

LEIA MAIS: Agenda de outubro movimentada

Publicidade

Sobre a corrida virtual

Aberta até o dia 30 deste mês, a inscrição para a Corrida Virtual Centro Médico de Especialidades do Hospital Ana Nery custa R$ 30,00. O valor pode ser pago via depósito ou transferência bancária ou diretamente na Casa de Clientes Gazeta (Ramiro Barcelos com Tenente Coronel Brito, em horário comercial). Podem participar atletas a partir de 16 anos.

Outras informações estão no site eventosesportivos.gaz.com.br. O envio dos tempos deverá ser feito, impreterivelmente, até o dia 30, para o WhatsApp 99733 8150. Com organização da Gazeta Grupo de Comunicações e patrocínio do Centro Médico de Especialidades do Hospital Ana Nery, a iniciativa busca flexibilizar aos atletas a escolha e o horário para fazer o percurso de 3 quilômetros.

Publicidade

LEIA MAIS: Corrida Virtual não terá aglomeração

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.