Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Clássico de reservas

Grêmio vence o Gre-Nal 418 e confirma melhor campanha do Gauchão

Tão esperado por torcedores, o Gre-Nal teve um ingrediente diferente na noite deste domingo, 17. A edição 418 do principal clássico do futebol gaúcho foi disputado com uma maioria de reservas por parte das duas equipes. Mas o lado gremista contava com um titular e foi ele o herói do confronto. Leonardo Gomes marcou aos 42 minutos do 1º tempo e confirmou a vitória do Grêmio sobre o Internacional por 1 a 0, confirmando a melhor campanha da primeira fase do Gauchão.

A equipe de Renato Portaluppi soma 26 pontos. Na próxima quarta-feira, 20, o Tricolor fecha a participação na primeira fase, encarando o Pelotas, na Boca do Lobo. O Colorado, com 19, foi ultrapassado pelo Caxias no saldo de gols e agora é o terceiro colocado. Também no meio da semana, os comandados de Odair Hellmann recebem o Novo Hamburgo, às 21h30.

O Grêmio chegou a confirmar a presença de titulares no clássico. Mas surpreendeu ao mandar uma equipe alternativa, com apenas Leonardo Gomes do time considerado ideal. No aquecimento, o Tricolor ainda teve que mexer no gol. Uma virose tirou Julio César do jogo e Renato optou por escalar o terceiro goleiro, Brenno. Já o Inter, em protesto pelo aumento da punição de Nico López em mais dois jogos, anunciou ainda na sexta-feira a decisão de usar reservas. Esperava-se a presença do argentino D’Alessandro na equipe, mas ele foi preservado do duelo. O presidente Marcelo Medeiros, antes da bola rolar, afirmou que a decisão foi exclusivamente do treinador.

Publicidade

Reservas encarnam o espírito de clássico, mas quem brilha é um titular

As escalações das duas equipes estavam recheadas de reservas. Mas era Gre-Nal. Por isso, mais de 44 mil torcedores encheram a Arena e o espírito do clássico encarnou rapidamente nos jogadores de Grêmio e Inter. A primeira chegada foi do Colorado, mas Brenno defendeu sem sustos a cabeçada de Pedro Lucas. Aos oito minutos, o Tricolor respondeu e quase abriu o placar. Leonardo Gomes soltou a bomba após cobrança de escanteio e Daniel fez grande defesa.

Mostrando maior entrosamento em campo, o Grêmio tocava a bola, mas pecava no último passe. O Tricolor tentou marcar aos 23, quando Rômulo deu passe para Matheus Henrique, que chutou para fora. O volante gremista, aliás, deixou a amizade com Nonato de lado e encarou o atleta após sofrer falta dura aos 26 minutos. O volante colorado repetiu a dose aos 30 e, como já tinha cartão amarelo, acabou expulso, deixando seu time com 10 jogadores em campo.

Publicidade

 

Foto: Ricardo Duarte/InternacionalDaniel fez boa defesa em chute de Leonardo Gomes logo no começo do jogo
Daniel fez boa defesa em chute de Leonardo Gomes logo no começo do jogo

 

A expulsão deixou o setor defensivo do Inter desprotegido. E o Grêmio aproveitou. Primeiro, Pepê recebeu passe de Jean Pyerre e foi travado no momento da finalização, aos 33 minutos. Nove minutos depois, a pressão deu resultado. Único titular em campo, Leonardo Gomes tabelou com Montoya, tocou para André, que fez o pivô e devolveu para o lateral, que tirou de Daniel e abriu o placar na Arena.

Publicidade

Com um a menos, Inter melhora na etapa final. Mas Grêmio segura vitória

Na volta do intervalo, Odair Hellmann tirou Pedro Lucas e mandou o colombiano Tréllez para o jogo. Mas a primeira finalização do segundo tempo foi do Grêmio, com falta batida por Jean Pyerre aos quatro minutos, obrigando Daniel a mandar para escanteio. Depois, o Colorado foi se encontrando em campo mesmo com um a menos e, aos oito, quase levou perigo em falta rasteira cobrada por Uendel. Brenno defendeu e chegou a soltar a bola, mas se recuperou e segurou firme.

Novidade no clássico, o VAR foi solicitado por Juninho Capixaba aos 15, após dividida com Uendel. Anderson Daronco mandou o jogo seguir. Aos 18, o Inter teve uma boa oportunidade para empatar. Após levantamento para a área, Emerson finalizou errado, mas a boa encontrou Tréllez livre na área. O colombiano rolou para o meio e Paulo Miranda cortou. Cinco minutos depois, Emerson Santos bateu falta de longe e a bola passou muito perto do travessão.

Publicidade

 

Foto: Ricardo Duarte/InternacionalNa disputa pela bola no meio da área, Emerson Santos acabou encontrando Tréllez livre, mas o atacante não aproveitou
Na disputa pela bola no meio da área, Emerson Santos acabou encontrando Tréllez livre, mas o atacante não aproveitou

 

Os técnicos mexeram nas equipes. Com Everton e Tardelli em campo, o Grêmio tentava liquidar a partida, enquanto o Inter, mais consistente do que na etapa inicial, apostava na velocidade de Wellington Silva para buscar o empate. Os minutos finais foram de muitas faltas e nada de chances de gol. Melhor para o Tricolor, que confirmou a vitória e a liderança do Gauchão.

Publicidade

 

FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO GAÚCHO 2019 – 10ª RODADA
GRÊMIO 1×0 INTERNACIONAL

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 17 de março de 2019, domingo
Horário: 19 horas (de Brasília)
Arbitragem: Anderson Daronco, com Rafael da Silva Alves e Lúcio Beiersdorf Flor
Cartões amarelos: Jean Pyerre, Leonardo Gomes, Matheus Henrique (Grêmio); Roberto, Nonato, Guilherme Parede, Rithely (Internacional)
Cartão vermelho: Nonato (Internacional) 
Gol: Leonardo Gomes (Grêmio) – 42 min/1ºT

GRÊMIO
Brenno; Leonardo Gomes, Paulo Miranda, Marcelo Oliveira e Juninho Capixaba; Rômulo, Matheus Henrique, Jean Pyerre (Diego Tardelli), Montoya (Everton) e Pepê; André (Darlan)
Técnico: Renato Portaluppi

INTERNACIONAL
Daniel; Bruno, Emerson Santos, Roberto e Uendel; Rodrigo Lindoso, Nonato, Rithely, Neilton (Camilo) e Guilherme Parede (Wellington Silva); Pedro Lucas (Tréllez)
Técnico: Odair Hellmann

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.