Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Impasse

Câmara adia votação da MP do Futebol para o dia 7

A 15 dias do prazo final para votação da Medida Provisória 671 no Congresso, o texto do projeto que refinancia as dívidas dos clubes com a União foi retirado de pauta da sessão da Câmara dos Deputados desta quinta-feira, 2. Apesar da expectativa e das várias conversas durante a semana para a apreciação da MP no plenário, o adiamento foi concretizado, mediante a promessa de votação na próxima sessão, terça-feira, 7.

O relator do projeto, o deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ), chegou a tentar evitar o adiamento, mas diante do posicionamento contrário da maioria das lideranças, teve que dar o braço a torcer. “Eu já ouvi 500 mil pessoas sobre esse tema. Ouvir 550 não custa nada. Estou me dirigindo à sala da presidência para inaugurar o diálogo para chegar ao texto final”, afirmou Otávio, que acabou votando sim pelo adiamento.

Entre as lideranças que tomaram a iniciativa de adiar a discussão esteve Vicente Cândido (PT-SP), que é sócio do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, e diretor de assuntos internacionais da entidade. Outro integrante da bancada da bola, Jovair Arantes (PTB-GO) apelou aos colegas. “Tínhamos acordos feitos. Estou pedindo que possamos adiar para terça e vamos para a sala agora. Quem tiver alguma coisa, vamos lá. Na terça, com qualquer resultado, bota para votar. Eu queria pedir aos deputados que pensem no futebol brasileiro. Não vamos deixar a demagogia tomar conta do assunto. Temos que tratar da falência dos clubes brasileiro. 

Publicidade

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) alertou para a tentativa de uma parcela da Câmara de deixar a matéria caducar. “Há gente que quer deixar essa MP caducar. Vamos enfrentar isso na terça-feira”, afirmou. O texto da MP sofreu alterações nesta semana após articulação da bancada aliada da CBF e dos clubes. Um dos pontos, por exemplo, foi o aumento do limite com gastos no futebol de 70% para 80% da receita bruta dos clubes.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.