Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Meio ambiente

Petrobras aparece em lista das 20 empresas mais poluidoras de 2013

Além do escândalo de corrupção no qual está mergulhada, a Petrobras também viu seu nome ser incluído em uma lista de 20 empresas mais poluidoras do mundo, de acordo com relatório elaborado pela Thomson Reuters e divulgado esta semana. A estatal aparece na 20ª colocação, com emissões de 73,4 milhões de toneladas de dióxido de carbono e equivalentes. A primeira colocada é a chinesa Petrochina, com 310,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono e equivalentes.

O estudo avaliou o esforço das 500 maiores empresas do mundo – que representam 28% do PIB (Produto Interno Bruto) do mundo em termos de receita – no sentido de reduzir suas emissões poluentes. Essas companhias, afirma o relatório, foram responsáveis por 13,8% das emissões globais de gases de efeito-estufa em 2013. De acordo com o estudo, as emissões poluentes das 500 maiores empresas do mundo cresceram 3,1% de 2010 a 2013, até 4,96 gigatoneladas por ano de dióxido de carbono.

No mesmo período, essas emissões deveriam ter caído 4,2% para haver uma probabilidade de manter a elevação média da temperatura global nos 2ºC previstos pelo Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Só as 20 primeiras colocadas responderam por 56% das emissões das 500 maiores empresas em 2013, de acordo com o relatório.

Publicidade

Para chegar ao resultado, os pesquisadores analisaram a evolução das emissões de 2010, ano-base para o cálculo das emissões de gases de efeito-estufa, até 2013, o último ano com dados completos. O mesmo relatório mostrou que a mineradora Vale reduziu suas emissões em 23% principalmente devido à venda de seus ativos de alumínio e também por alterações em sua infraestrutura em 2013.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.