Educação

Univates tem projeto aprovado pela Capes na área de ensino

Projeto ficou em terceiro lugar entre as dez propostas selecionadas em todo o País

Foto: Tuane Eggers

Pesquisa analisará impacto das competências socioemocionais na ação pedagógica dos acadêmicos participantes do Pibid
Pesquisa analisará impacto das competências socioemocionais na ação pedagógica dos acadêmicos participantes do Pibid

Na última semana, a Univates teve um projeto aprovado pelo Programa de Apoio à Formação de Profissionais no Campo das Competências Socioemocionais, no valor de aproximadamente R$ 1.700.000,00. Realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com o Instituto Ayrton Senna, o edital contemplou apenas dez projetos em todo o País, ficando a proposta da Univates em terceiro lugar. 

Intitulado “Formação de professores e desenvolvimento de competências socioemocionais: a pesquisa-ação colaborativa como elemento de qualificação pessoal-profissional dos acadêmicos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)”, o projeto da Univates é coordenado pela pesquisadora doutora Maria Madalena Dullius.

Aos projetos aprovados, está previsto o financiamento de despesas de custeio no valor de até R$ 100 mil por ano, além de bolsas em diversas modalidades. Com duração de três anos, o recurso captado pela Univates envolve 18 bolsas de graduação, 18 bolsas para professores da Educação Básica, seis bolsas de mestrado e duas de doutorado.