Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Campo Bom

Fepam interdita empresa por mineração clandestina no Rio dos Sinos

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) interditou uma empresa que estava realizando mineração clandestina no Rio dos Sinos, no município de Campo Bom. Usando uma draga flutuante e dois caminhões, quatro homens operavam o sistema de retirada de areia do fundo do rio e transportavam para um depósito nas proximidades.

A operação, realizada em conjunto com a Patrulha Ambiental da Brigada Militar, foi motivada por denúncia recebida. No local, os técnicos constataram a ausência de licença para o procedimento, que estava gerando graves danos ao meio ambiente.

A ação clandestina estava prejudicando duas Áreas de Preservação Permanentes (APP), ao comprometer a estabilidade do talude marginal com a queda da vegetação ciliar e por não respeitar legislação que define a profundidade para retirada da areia.

Publicidade

Os técnicos da Fepam e a Brigada Militar retornam nesta terça-feira, 3, para a retirada da draga do rio, já que a mesma contém 200 litros de óleo. O objetivo é evitar que o óleo se espalhe e possa provocar um dano maior.

O engenheiro químico Renato Zuccheti, chefe de Departamento de Fiscalização da Fepam, diz que estão sendo gerados autos de infrações e que até o final desta semana serão conhecidos os valores das multas a serem aplicadas.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.