Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Turismo

Terra Santa une a antiguidade e o futuro

O mundo moderno e o antigo andam praticamente juntos em Israel, um país pequeno, com extensão territorial um pouco maior que o Vale do Rio Pardo e equivalente ao Estado de Sergipe. De um lado, os avanços tecnológicos aplicados na agricultura, na revolução da informática, na medicina e em outras áreas. Do outro, ainda existem os beduínos que vivem no deserto, sob o abrigo de pequenos barracos e cuidando de cabras e ovelhas. Ou dos arranha-céus que surgem por todas as cidades, independente do seu tamanho, e o patrimônio histórico que faz os visitantes voltarem 6 mil anos ou reviverem grande parte das histórias bíblicas.

Embora não seja a capital política do País e nem a maior cidade, o começo do roteiro quase sempre acontece por Tel Aviv, cidade fundada em 1909 como a primeira israelita dos tempos modernos e considerada a capital financeira. Moderna, com belas praias, a área urbana tem o seu lado romântico, na parte mais antiga, conhecida como Jaffa, área com 3 mil anos de história, construída durante o Império Otomano, habitada atualmente por israelenses judeus e árabes. Ao passar pelo ponto chamado de Portão Jerusalém, o visitante entra em um mundo diferente, deixando para trás os prédios modernos para percorrer corredores entre construções de arquitetura antiga, onde ficam mais evidentes as pedras de areia.

GALERIA DE IMAGENS

Publicidade

Diferente de Tel Aviv, que se caracteriza pela modernidade, a visita a Jerusalém, a capital de Isreal, especialmente à parte velha da cidade, constitui-se em uma volta no tempo. Os muros, quantidade de templos e referências bíblicas tornaram a cidade um centro espiritual e religioso desde o século 10 antes de Cristo. A região atualmente é habitada por judeus muçulmanos e cristãos. Entre o lado Oriental e Ocidental encontra-se a parte antiga e murada, onde há os famosos Muro das Lamentações, a Esplanada da Mesquita e a Igreja do Santo Sepulcro.

Já a parte mais baixa do mundo, a 400 metros abaixo do nível do mar, está na divisa entre Israel e a Jordânia. Com uma superfície de aproximadamente 650 quilômetros quadrados, em torno de 50 quilômetros de extensão e 18 quilômetros de largura, as águas do Mar Morto proporcionam uma sensação muito peculiar durante os banhos: a quantidade de sal, com 30% de concentração (nos oceanos este índice chega a apenas 3%) faz os banhistas boiarem sobre a superfície, sem qualquer necessidade de uso de equipamento para isso.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.