Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Grande do Sul

Estado pode ganhar novo edital de pesquisa agropecuária

O Rio Grande do Sul pode contar em breve com um novo edital de custeio de pesquisa no setor agropecuário, como resultado de um termo de cooperação técnico-financeira que está sendo elaborado entre a Embrapa e a Fapergs. Intermediado pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), o acordo prevê a utilização de R$ 4 milhões para um edital dirigido a instituições que promovam a pesquisa agropecuária no Estado.

A verba será destinada a projetos que tenham impacto real na solução de problemas do segmento agropecuário. Para identificar essas demandas, o diretor-presidente da Fepagro, Adoralvo Schio, considera importante manter um canal de diálogo permanente com o setor produtivo. “É preciso compreender as reais necessidades dos nossos produtores para saber como poderemos atendê-los por meio da pesquisa”, avalia.

Uma das exigências para ser contemplado pelo edital será a presença de pelo menos um pesquisador da Embrapa e outro da Fepagro no projeto. “Essas duas instituições têm uma capilaridade e um conhecimento profundo da realidade nas diferentes regiões do Estado”, justifica o diretor técnico da Fepagro, Carlos Oliveira.

Publicidade

Com este formato, o edital deve reunir os órgãos estaduais de pesquisa agropecuária – Fepagro e Irga –, a Embrapa e as instituições de ensino e pesquisa do Rio Grande do Sul. “A ideia é que os projetos estimulem a formação de redes entre essas entidades”, diz o presidente da Fapergs, Abílio Baeta. Para Jefferson Costa, assessor da diretoria executiva da Embrapa, esta será uma iniciativa pioneira. “É um formato de edital inovador para o Estado e para o Brasil”, afirma.

O termo de cooperação está em fase de elaboração, assim como o primeiro edital, cuja publicação está prevista para o segundo semestre deste ano.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.